Prevenção à COVID-19: uso correto da máscara e sua higienização
Orientações gerais publicadas pela ANVISA indicam que “o coronavírus pode ser espalhado por gotículas suspensas no ar quando pessoas infectadas conversam, tossem ou espirram. Essas gotículas podem ter sua formação diminuída pelo uso de máscaras não profissionais, estas máscaras atuam como barreiras físicas, diminuindo a exposição e o risco de infecção para a população em geral.”
- E você, sabe usar corretamente a sua máscara?
A máscara deve ser feita nas medidas adequadas para cobrir a boca e o nariz, sem deixar espaços nas laterais, porém mantendo o conforto para a respiração. É importante que cada pessoa tenha a sua própria máscara e não compartilhe com os demais, lavando as mãos antes de colocá-la e depois de retirá-la. Se possível, sempre retirar pelo elástico sem o contato das mãos com o tecido.
É recomendável que cada indivíduo tenha em torno de 5 máscaras para trocar de forma frequente, já que seu uso não deve ocorrer por mais de 3 horas seguidas. O correto é trocar a máscara sempre que ela estiver úmida, com sujeira aparente ou quando houver dificuldade para respirar. Uma vez retirada, ela deve ser lavada e, caso não haja possibilidade de lavagem imediata, ela deve ser colocada em um plástico, isolada de outros itens para evitar a contaminação.
Quando perceber que o elástico perdeu sua elasticidade, ou quando ocorrer danos no tecido que prejudicam a eficiência da máscara, o certo é descartá-la. O descarte deve ser feito por meio de um saco plástico ou de papel fechado, em uma lixeira com tampa.
Segundo o jornal Estado de Minas, apesar da Organização Mundial da Saúde (OMS) incentivar o uso de máscaras, os especialistas alertam que o uso não excluí a necessidade do distanciamento social, a etiqueta respiratória e as outras medidas de higiene, como lavar as mãos, o uso do álcool em gel, além da higienização correta das máscaras.
- Diante disso, você sabe como higienizar sua máscara?
A lavagem deve ser feita separadamente de outras roupas, primeiramente deve-se lavar com água corrente e sabão neutro, depois deixar de molho em uma solução com água sanitária durante 20 a 30 minutos, enxaguar bem em água corrente e deixar secar naturalmente sem torcer com força. Por fim, passar com o ferro quente e guardar em um recipiente fechado.
Observação: a solução de água sanitária é feita com 2 colheres de sopa de água sanitária diluídas em 1 litro de água.
Leia mais em: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2020/07/04/interna_gerais,1162607/cienciamostra-a-eficacia-por-tras-das-mascaras-contra-o-coronavirus.shtml e no portal da ANVISA (http://portal.anvisa.gov.br/documents/219201/4340788/NT+M%C3% A1scaras.pdf/bf430184-8550-42cb-a975-1d5e1c5a10f7)
Para saber mais sobre como utilizar a máscara, veja o vídeo: https://portal.fiocruz.br/video/como-utilizar-mascara-caseira-corretamente