COVID-19 e a volta às aulas: o que podemos aprender com outros países?
Pensando no retorno das atividades escolares no Brasil é importante levarmos em consideração o que está acontecendo com escolas que já foram reabertas em outros países. A reabertura de uma escola pública regional de Israel para alunos da idade de 12 a 18 anos com 1.352 pessoas (1.190 alunos e 162 funcionários) serve como exemplo. Após dois meses fechada, esta escola foi reaberta e em apenas 10 dias mostrou um elevado número de pessoas contaminadas pelo vírus SARS-Cov2.
O número de alunos por sala de aula foi mantida como era antes da COVID-19, as quais continham de 35 a 38 alunos, não permitindo o distanciamento recomendado de 1.5 m2 entre alunos e professores. O distanciamento praticado era de 1.1 a 1.3 m2. E adicionalmente, devido a uma forte onda de calor no país, o ministério da saúde liberou a remoção das máscaras. Os ar condicionados, separados por sala, também foram ligados. Os alunos eram separados em duas alas diferentes no prédio, uma para alunos do sétimo ao nono ano e a outra para o ensino médio, mas compartilhavam o pátio e as áreas comuns da escola.
Como um exemplo para o Brasil, podemos observar na ilustração abaixo (Figura 1) o comportamento do número de pessoas que testaram positivo para a COVID-19 num período de 10 dias após a reabertura desta escola em Israel.
Figura 1 – Comportamento do número de pessoas que testaram positivo para a COVID-19 num período de 10 dias após a reabertura em uma escola de Israel
Nos dias 26 e 27 de maio foram descobertos dois casos de COVID-19 não relacionado em alunos e a escola foi fechada no dia seguinte. Nos dias 28 a 30 de maio foram feitos testes em massa para descobrir quem mais poderia estar contaminado com o novo coronavírus. Todas as pessoas que frequentaram a escola neste período de reabertura realizaram o teste para COVID-19 exceto 26 alunos e 10 professores que não estavam presentes. Os resultados podem ser observados na tabela 1 abaixo:
Grupo | Número de pessoas | Número de testes | Número de casos confirmados | % de contaminação |
7 ano | 197 | 197 | 40 | 20% |
8 ano | 197 | 197 | 34 | 17% |
9 ano | 187 | 187 | 61 | 33% |
1 colegial | 200 | 200 | 9 | 5% |
2 colegial | 195 | 194 | 6 | 3% |
3 colegial | 188 | 186 | 3 | 2% |
Total de alunos | 1.164 | 1.161 | 153 | 13% |
Empregados | 152 | 151 | 25 | 17% |
Alunos e empregados | 1.316 | 1.312 | 178 | 14% |
Tabela 1. Número de pessoas contaminadas divididas entre as turmas da escola.
Familiares e amigos que estiveram em contato com as pessoas desta escola também realizaram o teste, tendo como resultado mais 82 pessoas contaminadas. A reabertura desta escola em Israel contabilizou um total de 260 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus, podendo este número ser ainda maior.
Diante destes resultados, pudemos aprender e observar o quanto é importante a correta avaliação do impacto da reabertura das escolas sobre o aumento significativo no número de novos casos de COVID-19 e consequentemente sobre o sistema de saúde. Caso seja imprescindível o retorno às aulas, os órgãos competentes do nosso país precisarão desenvolver um plano de segurança da saúde adequado, assim como, um sistema de fiscalização efetivo.
Fonte: Stein-Zamir Chen , Abramson Nitza , Shoob Hanna , Libal Erez , Bitan Menachem , Cardash Tanya , Cayam Refael , Miskin Ian . A large COVID-19 outbreak in a high school 10 days after schools’ reopening, Israel, May 2020. Euro Surveill. 2020;25(29):pii=2001352. https://doi.org/10.2807/1560-7917.ES.2020.25.29.2001352