Nova variante do SARS-CoV2 e uma terceira onda de COVID-19? - FEALQ PELA VIDA

Genômica Informa

Nova variante do SARS-CoV2 e uma terceira onda de COVID-19?

Um estudo realizado com mais de 5.000 pacientes com COVID-19 tratados desde março no centro médico da Houston Methodist identificou uma nova variante do SARS-Cov2 (pré-impressão, sem avaliação por pares). Os autores do estudo afirmam que a segunda onda de casos de COVID-19 em Houston atingiu pacientes significativamente mais jovens, com menos doenças pré-existentes, de origem hispânica e latina, e que viviam em bairros de baixa renda.

Virtualmente todas as cepas de COVID-19 estudadas durante a segunda onda exibiram uma substituição de aminoácidos Gly614 na proteína SPIKE (parte do vírus que proporciona a invasão em células humanas). No entanto, apesar dessa mutação ter sido associada ao aumento da transmissão e infecciosidade, bem como a uma maior carga de vírus na nasofaringe, a mutação não aumentou a gravidade da doença, disseram os pesquisadores.

Dr. Long, autor do estudo reforça a importância de se manter as práticas preventivas indicadas pelos órgãos da saúde. “Para evitar a terceira onda e manter o número de casos baixo, temos que continuar usando máscaras e distanciamento social, testando e ficando em casa se estivermos doentes”. “O vírus ainda está circulando lá fora.”

Saiba mais sobre o estudo em: https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.09.22.20199125v2.

 

Conheça a equipe do projeto ‘Genômica Informa’