Estudo do Centro de Genômica Funcional ESALQ/USP revela maior ocorrência da variante P1 na cidade de Piracicaba
O Centro de Genômica Funcional da ESALQ/USP é um dos laboratórios que integra o grupo da campanha Fealq pela Vida e tem realizado testes de identificação da COVID-19 na população de Piracicaba e região. No último mês o laboratório também iniciou o sequenciamento do coronavírus identificado nas amostras da cidade de Piracicaba em parceria com a rede de sequenciamento de SARS-CoV-2 do Instituto Butantã.
Os primeiros resultados obtidos pelo grupo do Centro de Genômica Funcional, coordenado pelo Prof. Luiz Lehmann Coutinho, revelou que a variante P1 do vírus SARS-CoV2 é a de maior ocorrência na cidade de Piracicaba. Esta variante foi identificada pela primeira vez em Manaus e foi apresentada como uma das mais perigosas, juntamente com as variantes B.1.351 e a B.1.157.
A variante P1 apresenta mutações em três regiões da sequência que codifica a proteína Spike, as quais foram associadas à maior transmissão do vírus e à evasão do sistema imune por meio das respostas dos anticorpos. Esta variante pode ainda causar reinfecções, ou seja, ocorrerem em indivíduos que já tiveram a doença.
Entenda mais sobre o estudo que está sendo desenvolvido pelo grupo no site da Fealq pela Vida e na reportagem do grupo de Comunicações da ESALQ (http://www.esalq.usp.br/banco-de-noticias/variante-p1-prevalece-em-90-dos-casos-de-covid-em-piracicaba). Importante mantermos os cuidados com a higiene pessoal e do ambiente, uso de máscaras e distanciamento social.