O Agronegócio brasileiro é hoje um dos mais produtivos e tecnificados do mundo, contribuindo fortemente para geração de emprego e renda e colaborando de forma significativa para o PIB e as exportações brasileiras.
Além dos imensos esforços de produtores e trabalhadores rurais na expansão do setor agropecuário e agroindustrial, existe um componente essencial nesta revolução tecnológica e produtiva brasileira: o ensino e a pesquisa de alta qualidade. Estes aspectos resultam na formação e atualização de profissionais capacitados e os avanços tecnológicos fruto da pesquisa acadêmica.
A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq)/USP com seus mais de 120 anos de história tem contribuído fortemente na trajetória de uma das atividades econômicas mais estratégicas para a sociedade brasileira.
O ensino e a pesquisa acadêmica de alta qualidade em ciências agrárias, ambientais, biológicas e sociais aplicadas são fundamentais para a formação e atualização de profissionais que vão dar suporte a este mercado.
Participar do financiamento deste projeto é ligar o seu nome à história de uma instituição centenária, oferecendo ao mundo acadêmico e a toda a sociedade uma plataforma com acervo documental de extrema importância para a compreensão da instituição e da história das ciências agrárias e da agricultura no país.