A Esalq

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Gigante em tamanho e relevância

O nome Esalq é sinônimo de excelência no ensino, pesquisa e extensão em ciências agrárias, ambientais, biológicas e sociais aplicadas.  Com um ambiente voltado 100% para a produção do conhecimento, professores, alunos e funcionários desempenham atividades em uma área de mais de 3.800 hectares, compreendida pelo Campus Luiz de Queiroz e pelas estações experimentais de Anhembi, Anhumas, Itatinga e Fazenda Areão, que juntas correspondem a quase 50% da área total da USP.

Desde 1901 a Esalq formou mais de 16 mil profissionais na graduação e titulou mais de 10 mil mestres e doutores que provocam uma revolução na maneira de conduzir decisões em diversas áreas do conhecimento e alicerçam um ambiente produtivo qualificado. Por isso, não é exagero dizer que o número expressivo de profissionais formados pela Escola constitui um dos principais fatores do vigoroso desenvolvimento do agronegócio em geral e da defesa das instâncias sociais e ambientais.

Possuindo 130 laboratórios instalados em 12 departamentos, numa estrutura que emprega cerca de 660 profissionais entre docentes e servidores técnico-administrativos, a Esalq oferece cursos de graduação em Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Administração, Ciências Biológicas, Ciências dos Alimentos, Ciências Econômicas, e Gestão Ambiental, disponibilizando 430 vagas anuais, tendo sido a primeira unidade da USP, em 1964, a implantar programas de Pós-graduação (PPGs).

A contribuição da Escola na formação de recursos humanos pós-graduados é indiscutível e responde pela geração de conhecimentos que tem produzido diversos impactos positivos.

Outro eixo de igual importância, a extensão, está presente em atividades culturais, publicações técnicas e científicas e cursos de difusão. Assim, a instituição expande suas competências além das salas de aula, pois iniciativas de extensão completam a formação de cidadãos comprometidos com a sociedade.

Uma instituição Internacional

A Esalq/USP se destaca pelas atividades de internacionalização e ineditismo de suas iniciativas de cooperação internacional em ensino, pesquisa e treinamento técnico com universidades e institutos ao redor do mundo. Atualmente, a Esalq/USP possui convênios de cooperação internacional com 85 universidades estrangeiras com atividades acadêmicas e de pesquisa que incentiva e fomenta as atividades de mobilidade de estudantes e docentes para cursar disciplinas ou realizar atividades de pesquisa. 

Destacam-se alguns Programas de cooperação acadêmica e científica com renomadas universidades internacionais, como o Programa CAPES/BRAFAGRI, um dos mais antigos e profícuos da Esalq/USP que estabelece a oportunidade de Dupla Diplomação, na área de Agricultura, com as Escolas Superiores Francesas como AgroParisTech, ISARA-Lyon, ESA-Angers, EI Purpan-Toulouse, ISA-Lille, LaSalle Beauvais-Rennes, Rouen e Montpellier SupAgro; na área de Alimentos, há o convênio de Dupla Diplomação com a Oniris-Nantes; e na área de Engenharia Florestal há convênio de Dupla Diplomação com a AgroParisTech.

Além destes Programas e convênios, a Esalq/USP participa de aliança das cinco principais Universidades Agrícolas, envolvendo a University of Wageningen, UC-Davis, Cornell University e China Agricultural University com o estabelecimento de projetos de pesquisa e parceria acadêmica, mantendo fortes parcerias com várias outras instituições estrangeiras. Dentre as atividades mais recentes, está o curso de “Special Program on Tropical Bio-based Production Systems”, com a participação de estudantes de universidades internacionais e da Esalq/USP, permitindo a troca de conhecimentos sobre a agricultura entre diferentes países.

Fealq

Desde 1976, a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) viabiliza a docentes e grupos de pesquisa da Universidade de São Paulo, atuantes principalmente no agronegócio, a celebração de contratos com quaisquer outros segmentos da sociedade brasileira ou estrangeira. Do ponto de vista de empresas, órgãos de governo e demais instituições, a Fealq mantém convênio com a USP, o que permite estabelecer o relacionamento formal com docentes e pesquisadores.

Atualmente, a Fealq gerencia projetos da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), do Cena/USP (Centro de Energia Nuclear na Agricultura) e da FZEA/USP (Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos), de Pirassununga.

A Fealq é entidade de direito privado, sem fins lucrativos, signatária do Acordo de Cooperação com a Universidade de São Paulo, que regulamenta a gestão administrativa e financeira dos projetos desenvolvidos entre membros da USP e instituições públicas e privadas, nacionais ou estrangeiras. Sua estrutura lhe permite atuar também como gestora de projetos exclusivos da iniciativa privada.

Voltar
Apoie a construção do Portal Luiz de Queiroz
Seja um Patrocinador Seja um Doador