O Projeto

Preservando uma história centenária

Sobre o Portal Luiz de Queiroz

O projeto Portal Luiz de Queiroz consiste na maior pesquisa, digitalização, catalogação e organização de documentos já realizada sobre a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Esalq, compreendendo desde a sua idealização e fundação até a consolidação como a mais relevante instituição de ensino do país e uma das melhores faculdades do mundo na produção de pesquisas agronômicas. A plataforma, que será de propriedade da Esalq/USP, será um repositório com banco de dados para ser alimentado de forma contínua e para consulta por qualquer interessado.

Na prática, o Portal é uma plataforma que armazenará e disponibilizará ao público um grande acervo de documentos para pesquisa e consulta sobre a Esalq, compreendendo desde o período de sua idealização e implantação até a consolidação como uma das unidades fundadoras da USP em 1934, lançando luz sobre um período importantíssimo da história brasileira, em que se iniciam os estudos e investimentos em melhoramento tecnológico na agricultura e pecuária, a industrialização, a revolução nos transportes através da expansão das estradas de ferro e a produção de energia elétrica concomitantes no campo social, a abolição da escravidão em solo brasileiro.

A reunião de vasta documentação inédita da história do ensino e pesquisa do setor agropecuário brasileiro, insere o projeto no conceito recente de Humanidades Digitais, ao conter um grande conjunto de documentos que abrange múltiplas disciplinas, possibilitando o estudo e a reflexão em diferentes áreas do conhecimento.

Um acervo documental inédito

O Portal Luiz de Queiroz constitui-se em uma plataforma que armazenará o grande acervo de documentos objeto da abrangente pesquisa, em que são estimados em dezenas de milhares de documentos a serem disponibilizados, reunindo uma documentação inédita sobre a história do ensino e pesquisa do setor agropecuário brasileiro, abrangendo múltiplas disciplinas e possibilitando o estudo e a reflexão em diferentes áreas do conhecimento.

A tecnologia a serviço da preservação da memória.

Desenvolvido em WordPress, uma das melhores plataformas de indexação em buscadores e gestão de conteúdo, com otimização de mecanismos de pesquisa (SEO), painel administrativo para gestão e atualização de conteúdo, integração com Google Analytics e Certificado de Segurança SSL, o Portal Luiz de Queiroz apresentará uma interface de busca moderna e de fácil acesso público, em inglês e português. 

Com uma estrutura completa de consulta, que compreenderá, entre outras funcionalidades, a pesquisa de documentos, muitos deles inéditos, que poderão ser filtrados em ordem cronológica, alfabética ou organicamente através de termos relevantes, todos com visualização otimizada e bibliografia completa.

O Portal Luiz de Queiroz também contará com ferramenta multiusuários, o que permite diferentes perfis de acesso, tais como Administrador, Editor, Autor e Visualizador, permitindo a criação e gerenciamento do conteúdo de todo o Portal, incluindo o cadastro de página de documento com upload de mídia dos mais diversos formatos, como imagens, vídeos e GIFs.

Além da mais alta tecnologia, o Portal Luiz de Queiroz contará com a expertise de um time de pesquisadores de primeira grandeza, composto por nomes de relevância acadêmica nacional e internacional:

Alexandre Macchione Saes

Carlos Eduardo de Freitas Vian

Eliana Tadeu Terci

Roney Cytrynowicz

A memória da Esalq preservada por quem mais entende do assunto

A estruturação do Portal Luiz de Queiroz ficará a cargo da Memória Web, especializada em projetos culturais e de memória empresarial, com experiência na realização de exposições, publicações e websites. Apresenta soluções completas dedicadas a preservar, comunicar e valorizar a história e identidade de seus clientes.

Coordenou e produziu diversas publicações e exposições para clientes como CPFL, FUNCESP, Eurofarma, Banco Santander Brasil. Atualmente é responsável pela preservação e divulgação do Projeto de Memória Viva da Natura&Co, desenvolvimento e produção do projeto de Memória da Avon e pela Coordenação técnica operacional de desenvolvimento de conteúdo e produção para a Implantação do Novo Museu do Ipiranga.

A lista completa de projetos pode ser acessada no site: www.memoriaweb.com.br

Seja um Patrocinador

Faça um aporte e apoie a construção do Portal.

Transparência do Projeto

Confira detalhes sobre o desenvolvimento do portal

Fale Conosco

Entre em contato com o Portal Luiz de Queiroz