O reconhecimento de um casal extraordinário

Luiz e Ermelinda Queiroz

O Portal Luiz de Queiroz também pretende valorizar a memória da figura extraordinária de Luiz de Queiroz (Luíz Vicente de Sousa Queiroz – 12 de junho de 1849 – 11 de junho de 1898), assim como de sua esposa  Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz ( 21 de março de 1856 — 7 de abril de 1936), que juntos idealizaram e fundaram a instituição que hoje dá a este sobrenome reconhecimento nacional e internacional.

Recebendo sólida formação técnica em diversas instituições de ensino voltadas à agricultura na Europa (Escolas de Agricultura de Grignon, na França, e a de Zurique, na Suíça) Luiz de Queiroz retorna ao Brasil, instalando grande indústria de tecido de algodão, o complexo têxtil Fábrica de Tecidos Santa Francisca (1876). 

Casa-se com Ermelinda Ottoni, de temperamento independente e reconhecidamente culta.  Tendo viajado com os pais o Senador Cristiano Ottoni e Bárbara de Barros Ottoni, pela Europa, Estados Unidos e Ásia, foi companheira dedicada aos empreendimentos, participando ativamente das reuniões e viagens de negócios com o marido. Mostra-se austera, perspicaz e determinada, contribuindo com seu patrimônio e relações pessoais nas realizações do casal. 

São pioneiros na instalação do sistema de telefonia (1882) e da instalação da Usina Hidroelétrica (1893), responsável pelo uso da eletricidade na iluminação pública da cidade de Piracicaba, antes de capitais como São Paulo e Rio de Janeiro.

Luiz de Queiroz notabiliza-se pela compra (1890) e em seguida doação ao Estado de São Paulo (1892) da propriedade Fazenda São João da Montanha com infraestrutura adquirida para a formação da primeira Escola Agrícola do Estado de São Paulo, hoje Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq)/USP, seu maior legado.

Além da busca por inovação e visão empresarial, somaram-se os esforços de um abolicionista radical em seu tempo, militando localmente e nacionalmente pelo fim da escravidão no país.

Voltar
Apoie a construção do Portal Luiz de Queiroz
Seja um Patrocinador Seja um Doador