EsalqShow - Painel Agricultura Digital aborda produção e bem-estar animal, práticas de manejo e tecnologias agrícolas

Painel Agricultura Digital aborda produção e bem-estar animal,…

Painel Agricultura Digital aborda produção e bem-estar animal, práticas de manejo e tecnologias agrícolas - EsalqShow

Painel Agricultura Digital aborda produção e bem-estar animal, práticas de manejo e tecnologias agrícolas

Um dos eventos promovidos durante a ESALQSHOW foi o Painel Agricultura Digital, que no dia 11/10, contou com a participação de pesquisadores internacionais, como Tami Brown Bradl, da Universidade de Nebraska (Lincoln, EUA). Ela tratou de produção e bem-estar animal, questionando como será esse aspecto daqui 20, 50 e 100 anos. Segundo ela, técnicas utilizadas na agricultura de precisão podem e devem ser utilizadas para produção animal, em qualquer um dos tipos de atividade, seja na pecuária de corte ou leite, suinocultura e avicultura.

“A gestão de precisão animal deve ser com ferramentas de monitoramento que sejam os olhos do produtor, cuidando sete dias por semana, 24 horas por dia. A tecnologia não é a responsável somente por coletar dados, mas por transformar informação para que os produtores a utilizem como forma de melhorar o rendimento de suas atividades”, disse.

O segredo, segundo ela, está no planejamento. “É preciso entender o sistema produtivo, depois definir um objetivo, adaptar a tecnologia que mais se encaixa para a atividade, coletar os dados e transformá-los em informação útil”, ressaltou.

A pesquisadora apresentou exemplos de tecnologias já em uso na atividade pecuária, de corte e leite, avicultura e suinocultura. Para ela, a Internet das Coisas (IoT) é uma grande oportunidade para a gestão da produção animal. “Conforme evoluímos, essas informações têm que estar disponíveis para os produtores. Eles não têm tempo de parar suas atividades para pesquisarem, então, se tiverem fácil acesso às informações no celular, por exemplo, é uma tecnologia que é usada a nosso favor”, disse.

O Painel também contou com a participação do docente Richard Cooke, da University of Illinois, que abordou práticas de manejo de solo e com a presença de Antonio Morelli, CEO da Agronow.


Compartilhe...