EsalqShow - Pavilhão de Agricultura sediará a “Vitrine Solos”

Pavilhão de Agricultura sediará a “Vitrine Solos”

Pavilhão de Agricultura sediará a “Vitrine Solos” - EsalqShow

Pavilhão de Agricultura sediará a “Vitrine Solos”

Nos dias 10 e 11 de outubro, a ESALQ, localizada em Piracicaba, receberá a ESALQShow. O  evento tem como objetivo fomentar a inovação e o empreendedorismo na agricultura. Uma das atrações será a “Vitrine Solos”, realizada no Pavilhão de Agricultura. Veja:

  • Medição das Emissões de Gases do Efeito Estufa

(tenda externa em frente ao Pavilhão)

Apresentação de sistema automático de medição contínua e acurada de gases do efeito estufa (CO2, CH4 e N2O) composto por câmaras dinâmicas e torre “eddy covariance”.

  • Biologia Molecular

A análise microbiológica do solo foi por muito tempo um desafio. No entanto, com o advento das metodologias de análise de DNA (molécula que preserva o a informação genética dos seres vivos) retiradas diretamente de amostras de solo, o acesso a este componente do sistema tornou-se possível. O intuito desta demonstração é demonstrar como esta tecnologia funciona e que tipo de informação esta pode dar ao produtor e as empresas envolvidas num melhor uso dos componentes do solo.

  • Análises Químicas de Solos

Descrição: Apresentação dos serviços prestados pelos laboratórios de análise química do solo para fins de avaliação da fertilidade do solo e recomendação de adubação, assim como análises de teores de metais pesados em solos, fertilizantes e resíduos urbanos e agroindustriais, além da análise de água.

  • Potencial de Rochas com Remineralizadores

Apresentação de análises de solos e planta e amostras de remineralizadores.

  • Recomendação de Adubação

Apresentação dos métodos de amostragem do solo com interpretação dos resultados e recomendação de calcário, fertilizantes e demais insumos para aumento da produção agrícola.

  • Educação – Especialização em Manejo do Solo 

Serão apresentados cursos de longa duração e encontros técnicos temáticos, presenciais e à distância, em Manejo do Solo, Nutrição e Adubação de Culturas. Os cursos presenciais estão em 15 cidades brasileiras localizadas em regiões tradicionais de cultivo e também da fronteira agrícola brasileira.

  • Educação – Solo na Escola

Programa de educação ambiental com ênfase em solos que fará demonstrações estáticas e dinâmicas sobre o funcionamento do solo e sua importância para a sociedade.

  • Avaliação da Estrutura do Solo

Apresentação de técnicas inovadoras para avaliação da estrutura do solo e de processos de degradação da estrutura baseado em imagens 2D e 3D.

  • Exposição Permanente de Solos (Monólitos)

Apresentação de monólitos de solos representativos da região de Piracicaba, com destaque ao seu uso como ferramenta para o ensino e divulgação da ciência do solo.

A visitação é gratuita, mas é necessário realizar inscrição aqui.


Compartilhe...