- 4 de outubro de 2017
- Sem categoria
Visitante ESALQShow pode participar da “Vitrine Florestais”
Proporcionar aos visitantes uma experiência pelos diversos temas associados às florestas, seus papeis para produção de bens e serviços, funcionamento das árvores e seus múltiplos produtos, em ambientes naturais e urbanos é o objetivo da “Vitrine Florestais” para a ESALQShow. O evento será realizado nos dias 10 e 11 de outubro. Confira:
Estações:
- Como funcionam as árvores?
Local: Laboratório Didático Multiusuário
Estarão expostas as principais práticas didáticas desenvolvidas em laboratório que demonstram o funcionamento fisiológico das árvores como transpiração, absorção, fotossíntese, potencial hídrico entre outras. Também estará em exposição alguns protótipos desenvolvidos conjuntamente para ensino e pesquisa.
- Árvores como relógios do tempo
Local: Laboratório Didático Multiusuário
A história que contam as árvores com ênfase à sua aplicação como relógio do tempo. Os objetivos compreendem a explicação da evolução das árvores a partir de uma visão celular e como estas registram no seu lenho, como relógio do tempo, a idade e os eventos climáticos que ocorreram no decorrer do seu crescimento.
- A água que vem da Floresta
Local: Laboratório de Hidrologia Florestal
Serão apresentados os resultados de um projeto inédito no Brasil do monitoramento do riacho em áreas com cobertura florestal.
- Economia Circular
Apresentação dos princípios da Economia Circular que podem ajudar a desenharmos e implantarmos sistemas de produção de madeira e alimentos regenerativos e restaurativos e com viabilidade econômica.
- Florestas plantadas: manejo e seus múltiplos produtos
Local: Laboratório de Ecofisiologia Florestal e Silvicultura (LEFS)
Apresentação de como florestas plantadas de alta produtividade, e com sistemas do manejo adequados, estão salvando as florestas nativas, produzindo madeira, fibra, bioenergia e bioprodutos de forma sustentável.
- Florestas urbanas, árvores e qualidade de vida
Local: em frente ao Departamento. de Ciências Florestais
Será feito visualização de sombra das copas e medição de temperatura de superfície para embasar os serviços ambientais das árvores.
- Sistemas agroflorestais e produção de alimentos
Local: em frente ao Depto. de Ciências Florestais
Os Sistemas Agroflorestais podem ser utilizados com sucesso nas mais variadas situações ecológicas e econômicas. Entretanto, o emprego destes sistemas produtivos requer grande conhecimento técnico e bom entendimento. Enquanto os sistemas de produção industriais são exigentes em entradas de insumos e de energia, os SAFs são demandantes de elevado nível de conhecimento. Nessa apresentação serão vistas as principais interações e as possibilidades de uso espacial e temporal das áreas e suas implicações.
- Produtos e tecnologias florestais
Será abordado o processo de conversão da madeira em polpa celulósica, destacando quais são os principais parâmetros de qualidade da matéria-prima. Serão apresentadas análises de umidade, densidade básica, poder calorífico, teor de cinza, teor de lignina e extrativos.