EsalqShow - “Futuro da agricultura tropical para a sociedade” é o tema do ESALQSHOW 2018

“Futuro da agricultura tropical para a sociedade” é…

“Futuro da agricultura tropical para a sociedade” é o tema do ESALQSHOW 2018 - EsalqShow

“Futuro da agricultura tropical para a sociedade” é o tema do ESALQSHOW 2018

Da esquerda para a direita: o diretor da USP ESALQ, Luiz Gustavo Nussio; o presidente do Conselho do ESALQSHOW, Roberto Rodrigues epresidente da Araiby, empresa que organiza o ESALQSHOW.

Com a proposta de estimular inovações, o empreendedorismo e fomentar novas parcerias, o ESALQSHOW 2018, Fórum de Inovação para o Agronegócio Sustentável, será nos dias 9, 10 e 11 de outubro, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP ESALQ), em Piracicaba (SP). “Futuro da agricultura tropical para a sociedade” é o tema central que norteará a edição deste ano do evento e será abordado nos diversos eventos que integram a programação do Fórum, com o objetivo de conectar profissionais e lideranças nacionais e internacionais, estimulando a cooperação na busca por soluções frente aos grandes desafios e oportunidades da agricultura, pecuária e do agronegócio como um todo.

No dia 9 de outubro, a cerimônia oficial de abertura contará com a palestra central “O Futuro da Agricultura Tropical para a Sociedade”, que abrangerá de forma ampla o contexto para os debates e discussões dos diferentes temas que serão tratados mais profundamente ao longo do ESALQSHOW. No mesmo dia, também ocorrerá o Encontro de Lideranças em Agricultura, com representantes de universidades, centros de pesquisa, associações e outras instituições do Brasil e do exterior com a finalidade de contextualizar de maneira ampla, estratégica e global a visão de cada entidade sobre o tema da palestra central. No encontro, os especialistas elencarão os desafios, iniciativas, planos e ideias, incluindo as necessidades em formação de futuros talentos.

Para o presidente do Conselho do ESALQSHOW, Roberto Rodrigues, os concorrentes do Brasil investem vigorosamente em agronegócio e é fundamental que as lideranças do País se atentem para a competitividade e apóiem o desenvolvimento. “Na dura disputa global que pode transformar o Brasil no campeão mundial da segurança alimentar e da paz, visto que não haverá paz onde houver fome, não há a menor dúvida que conquistar a taça depende de inovação e tecnologia”, aponta.

Segundo Rodrigues, o evento em 2018 será uma vitrine de tecnologia tropical sustentável guiada pela demonstração de inovações e das startups agro. “Teremos um evento de grande alcance do qual valerá a pena participar, pois trará discussões entre os principais representantes do setor público e privado sobre como avançar ainda mais do que já temos feito”, completa.

“O ESALQSHOW vem para fortalecer e expandir o papel da USP ESALQ e seus parceiros, bem como ampliar a integração entre universidades e demais setores que envolvem todo o agronegócio. O evento é uma forma de dar visibilidade às iniciativas da academia e também mostrar ao público diversas novidades em produtos, serviços e projetos. Essa é a oportunidade de captar novas demandas do mercado para inovações tecnológicas, desenvolvimento de pesquisas conjuntas e formação de recursos humanos, num ambiente dinâmico”, afirma o diretor  da USP ESALQ, Luiz Gustavo Nussio.

AgTech Valley Summit

Nos dias 10 e 11 de outubro, as principais lideranças dos diferentes segmentos do agronegócio se reúnem para rodadas de debates dinâmicos.

No dia 10 o tema central será “Gestão de sistemas integrados em agricultura”, que abordará sobre a Agricultura 5.0 apresentando aos participantes a importância da gestão racional da informação e do conhecimento. Além disso, o painel tratará de assuntos como pegada hídrica, potencial da produção de milho para etanol e alimentação humana e animal, sistemas integrados e inovações da produção animal e gestão sustentável do controle de pragas e doenças.

Já no dia 11, o tema será “Agricultura tropical e a sociedade no futuro” em que os debatedores falarão sobre as mudanças tecnológicas e os desafios de escala de produção, o uso sustentável de insumos na agricultura e os desafios da alimentação, os cenários de mudanças climáticas e o futuro da agricultura, inovações financeiras e o papel social da agricultura no futuro e as oportunidades de carreira para o profissional do futuro no agronegócio.

“Os temas de 2018 do AgTech Valley Summit refletem o feedback obtido na primeira edição do evento, também alinhados com a Cátedra Luiz de Queiróz, construída em 2017”, afirma Luiz Mario Machado Salvi, presidente da Araiby, empresa que organiza o ESALQSHOW em conjunto com a USP ESALQ.

Espaço Inovar ESALQ & Cia

Com a proposta de oferecer um espaço dinâmico onde os participantes possam debater problemas, soluções e tendências, estimulando o networking e promovendo novas ideias, tecnologias, produtos e serviços, o Espaço Inovar ESALQ & Cia terá estandes de patrocinadores do ESALQSHOW, de Centros de Pesquisa, empresas e startups, USP ESALQ e AgTech Valley. Em dois auditórios ocorrerão apresentações e debates de diferentes temas, aprofundando o que foi debatido em 2017. No dia 10, o tema central será “Agricultura Digital” e no dia 11, “Startups no Agronegócio”, além de outros eventos.

Painel Agricultura Digital

Com apresentações alternadas de universidades, empresas e entidades de pesquisa e fomento, o Painel de Agricultura Digital tem como finalidade estimular a troca de conhecimentos que envolvam o tema central “Agricultura Digital”. O Painel contará com palestras e mesa redonda que debaterá sobre Instrumentação, Conectividade, Monitoramento, Mercado da Agricultura Digital.

Eventos para startups

Com a finalidade de oferecer consultorias aos interessados em empreender e empreendedores já com startups em diferentes estágios, no dia 10, o “Evento para Startups – Agricultura e Agronegócio” vai auxiliar os profissionais a desenvolverem e materializarem suas ideias.

“Os empreendedores poderão ter auxílio prático e receber orientações marketing, de como identificar oportunidades, tirar a ideia do papel e analisar a viabilidade do projeto, fazer o levantamento de custos e até mesmo sobre desenvolvimento de equipe, como a estrutura organizacional, modelo de trabalho mais adequado e como montar equipe”, explica Luiz Mario.

Com palestras e mesa redonda, no dia 11, o seminário “Perspectivas de AgTech Startups no Brasil e no Mundo” vai trazer temas para um público interessado em empreender, a oportunidade de ouvir e debater com referências nacionais e internacionais em startups no mercado.

Vitrine ESALQ

Nos dias 9, 10 e 11 de outubro, na Vitrine ESALQ, serão apresentados projetos e serviços de excelência disponibilizados à sociedade pela USP ESALQ. A Universidade abre as portas à comunidade e oferece a oportunidade de conhecer, por meio de visitas programadas e monitoradas, os departamentos que integram a instituição, que abrigam cerca de 150 laboratórios e desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão que servem à sociedade seja no ambiente rural e urbano.

Sobre o ESALQSHOW

O ESALQSHOW é uma iniciativa da USP ESALQ em parceria com a empresa Araiby, com apoio da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ).  A primeira edição do evento, realizada no ano passado, reuniu mais de 3 mil participantes, 67 expositores, contou com 55 palestras e apresentação de 51 projetos expostos em 14 vitrines

A iniciativa que visa fomentar a inovação e o empreendedorismo na agricultura e reúne uma série de iniciativas para aproximar a academia do setor produtivo, estimulando parcerias para intensificar a colaboração entre a universidade e o mercado nacional e internacional a fim de gerar novas oportunidades e fomentar a inovação.

A edição de 2018 do ESALQSHOW conta com o patrocínio do John Deere, Coplacana, Santander, LS Tractor, FAESP, Rabobank e apoio da Arysta. O evento também tem o apoio institucional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Prefeitura de Piracicaba, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ACIPI, Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ), Associação dos Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ADEALQ), EsalqTec, Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA), CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo e FGV – Fundação Getúlio Vargas. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.esalqshow.fealq.org.br


Compartilhe...