EsalqShow - EsalqShow terá encontros preparatórios a partir de junho de 2021

EsalqShow terá encontros preparatórios a partir de junho…

EsalqShow terá encontros preparatórios a partir de junho de 2021 - EsalqShow

EsalqShow terá encontros preparatórios a partir de junho de 2021

A 4ª edição do EsalqShow será realizada em outubro de 2022 e terá como tema central a Cadeia Produtiva da Cana-de-açúcar. Mas para discutir os principais tópicos que serão debatidos em 2022, a Esalq realizará, a partir de junho deste ano, uma serie denominada Encontros Preparatórios.

Os eventos serão on-line, com transmissões pelas mídias digitais da Esalq, reunindo representantes da academia e do setor produtivo em discussões sobre sete eixos temáticos referentes ao setor sucroenergético.

No mês de junho estão programados os primeiros Encontros Preparatórios. No dia 1º de junho a pauta será Inovações para o manejo integrado de pragas e doenças da cultura da cana-de-açúcar e eficiência de produção. O coordenador deste painel será Carlos Alberto Labate, professor do departamento de Genética.  No dia 22 de junho, o tema será Oportunidades de otimização na logística de cana no Brasil, encontro coordenado pelo professor José Vicente Caixeta Filho, do departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq.

Manejo Integrado – O primeiro Encontro Preparatório abordará os avanços no controle biológico de pragas, doenças e de plantas invasoras. A proposta é discutir como a associação entre métodos biológicos, químicos e o melhoramento genético vegetal podem ser usados de forma eficiente para uma agricultura mais produtiva e sustentável. “No setor sucroenergético há muito tempo várias usinas aderiram ao manejo integrado de pragas, doenças e plantas invasoras, que integram o controle químico e biológico. Isto é, utilizando insetos, fungos, bactérias e nematóides para controlar outros insetos, fungos e bactérias patogênicas que atacam a cana-de-açúcar. Além disso, observamos o uso crescente de microrganismos que propiciam a fixação biológica do nitrogênio e solubilização do fosfato, principalmente em solos tropicais, reduzindo o uso de fertilizantes minerais”, comenta o professor Labate, coordenador da atividade, marcada para as 1oh de 1º de junho. Os interessados poderão assistir pelo canal @esalqmidias no YouTube.

Logística da cana – O segundo Encontro Preparatório, marcado para as 10h do dia 22 de junho, destacará que a logística de abastecimento de cana nas usinas tem passado por uma série de mudanças e desafios nos últimos tempos. Recentemente, por exemplo, com o avanço da colheita mecanizada no país, o setor vivenciou a mudança no acrônimo que designava o conjunto de atividades logísticas do setor denominado “Corte, Carregamento e Transporte” (CCT) para “Corte, Transbordo e Transporte” (CTT). “O setor tem vivenciado alterações no ambiente regulatório, envolvendo novos limites de peso bruto total combinado dos caminhões canavieiros, exigências de enlonamento das cargas, maior responsabilidade das usinas pelos riscos dos operadores, intensificação do controle por parte dos agentes reguladores etc. Estas combinações de mudanças legais e regulatórias penalizam os custos de CTT nas usinas e têm forçado os gestores a repensar a configuração dessas operações”, pondera o professor José Vicente Caixeta Filho, coordenador deste painel. O evento será transmitido pelo canal @esalqmidias no YouTube.

Agenda – A sequência dos Encontros Preparatórios será retomada a partir de agosto. Confira o cronograma completo:

Encontro 1
(1º de junho de 2021) – Horário: 10h às 12h
Inovações para o manejo integrado de pragas e doenças da cultura da cana-de-açúcar e eficiência de produção
Coordenador: Carlos A. Labate, professor do Depto de Genética da Esalq/USP
Clique aqui para assistir

Encontro 2
(22 de junho de 2021) – Horário: 10h às 12h
Oportunidades de otimização na logística de cana no Brasil
Coordenador: José Vicente Caixeta Filho, professor do Depto de Economia, Administração e Sociologia da Esalq/USP
Clique aqui para assistir

Encontro 3
(17 de agosto de 2021) – Horário: 14h às 17h
A indústria sucroenergética: estado atual da arte, desafios e importância das novas tecnologias
Coordenador: Henrique Amorim, presidente do Conselho da Fermentec
Clique aqui para assistir

Encontro 4
(25 de agosto de 2021) – Horário: 14h às 17h
Tecnologia da Informação no Setor Sucroenergético Brasileiro
Coordenador: prof. Fábio Marin, professor do Depto. de Engenharia de Biossistemas da Esalq/USP
Clique aqui para assistir

Encontro 5
(31 de agosto de 2021) –  Horário: 9h às 12h
Tendências na cadeia da cana-de-açúcar sob a ótica socioeconômica
Coordenadora: Mirian Rumenos Piedade Bacchi, professora do Depto. de Economia, Administração e Sociologia da Esalq/USP
Clique aqui para assistir

Encontro 6
(14 de setembro de 2021) – Horário a definir
Balanço de carbono no setor sucroenergético
Coordenador: Carlos Eduardo P. Cerri, professor do Depto. de Ciência do Solo da Esalq/USP
Clique aqui para assistir

Encontro 7
(5 de outubro de 2021) – Horário a definir
Políticas Públicas no Setor Sucroenergético
Coordenador: Ricardo Ribeiro Rodrigues, professor do Depto. de Ciências Biológicas da Esalq/USP
Clique aqui para assistir

A 4ª edição do EsalqShow ocorrerá de 5 a 7 de outubro de 2022. O evento é uma realização da Esalq e tem a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) como parceira institucional.

Texto: Caio Albuquerque (04/05/2021)

 


Compartilhe...