EsalqShow - Espaço Esalq Comunidade trará mostra de projetos aberta ao público da 4ª edição do EsalqShow

Espaço Esalq Comunidade trará mostra de projetos aberta…

Espaço Esalq Comunidade trará mostra de projetos aberta ao público da 4ª edição do EsalqShow - EsalqShow

Espaço Esalq Comunidade trará mostra de projetos aberta ao público da 4ª edição do EsalqShow

Visitação gratuita nos dias 6 e 7 de outubro permitirá a interação com atividades coordenadas por docentes da Esalq

Uma das atrações da 4ª edição do EsalqShow será o espaço Esalq Comunidade, inserido na programação de atividades expositivas do evento que ocorrerá nos dias 6 e 7 de outubro, no campus da USP em Piracicaba, SP.

O Esalq Comunidade visa aproximar a Instituição da sociedade em geral com mostra de projetos aberta à visitação pública para uma interação direta entre os participantes do evento e os responsáveis pelas iniciativas, que apresentarão os projetos em tendas. Os visitantes poderão obter informações por meio de jogos, visitas guiadas, oficinas e atividades práticas aplicadas a temas como cana-de-açúcar, compostagem, insetos, assentamentos agroecológicos, biodiversidade, alimentos, solos, produção intensiva de ovinos e a conexão entre pessoas e paisagens naturais.

Além da mostra de projetos, o Esalq Comunidade contará ainda com atividades culturais, Carreta USP – Educação e Cultura | Projeto USP na Comunidade (a confirmar) e módulos expositivos coordenados pela Casa do Produtor Rural.

As atividades do Esalq Comunidade poderão ser visitadas nos dias 6 e 7 de outubro, das 9h às 17h, em área anexa ao Gramado Central do campus USP “Luiz de Queiroz”, próxima ao Edifício Central da Esalq.

A 4ª edição do Esalqshow tem organização e curadoria da Esalq/USP, conta com a parceria institucional da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), e o apoio institucional do Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) de Piracicaba.

Todas as atividades da 4ª edição do EsalqShow são gratuitas e as inscrições já podem ser feitas (clique aqui para realizar a inscrição> https://doity.com.br/esalqshow-2022 ).

Acompanhe as informações sobre o evento: www.esalqshow.org.br

Confira os temas abordados na mostra de projetos do Esalq Comunidade:

A cana-de-açúcar de forma interativa e lúdica 

O CRECIN (Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza) juntamente ao Museu “Luiz de Queiroz” propõem um espaço onde os participantes poderão interagir com jogos originais, como a trajetória de Luiz de Queiroz, a vida e trajetória de Ermelinda Ottoni e um jogo sobre cana-de-açúcar. Ainda, alguns itens do acervo com relação ao tema cana-de-açúcar serão expostos e haverá explanação acerca do que são, como funcionam e como aplicá-los no ensino.

Docente responsável: Rosebelly Nunes Marques, Departamento de Economia, Administração e Sociologia

Alimentos na Esalq

Proporcionar a difusão de conhecimento de forma interativa tornando-o de mais fácil acesso, além de chamar atenção e despertar a curiosidade de todos na temática alimentos. Exemplos de abordagem que serão realizadas pelos alunos de Ciências dos Alimentos (graduação e pós-graduação): informações na área de Alimentos Funcionais e Biologia Molecular aplicada a Ciências dos Alimentos. Fundamentos básicos poderão ser empregados para exemplificar as reações químicas que ocorrem diariamente. A microbiologia dos alimentos com temas como os métodos de conservação de produtos para evitar perigos microbiológicos e possíveis doenças, além de prolongar a vida útil de um produto.

Docentes responsáveis: Wanessa Melchert Mattos, Departamento de Ciências Exatas; e Aline Cesar, Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição

Corredor Caipira: conectando paisagens e pessoas

O projeto tem como objetivo estabelecer 45 hectares de florestas e agroflorestas e formar corredores agroecológicos, de forma a conectar importantes fragmentos florestais no interior do Estado de São Paulo. Estão sendo contemplados os municípios de Piracicaba, São Pedro, Águas de São Pedro, Santa Maria da Serra e Anhembi. Além disso, está sendo criado um Banco Ativo de Germoplasma para a conservação genética de 20 espécies florestais nativas com relevância econômica e ecológica, além da realização de iniciativas educadoras e da articulação de políticas públicas, ao valorizar a rica cultura local, de forma a integrar a comunidade com este corredor. O projeto é realizado pelo Nace/Pteca da Esalq/USP e Fealq, e conta com o patrocínio da Petrobras por meio do programa Petrobras Ambiental.

Docente responsável: Edson José Vidal da Silva, Departamento de Ciências Florestais

Flores, frutos e sementes: observando a biodiversidade

Atividade de ensino e extensão envolvendo estudantes da Licenciatura da Esalq/USP e os projetos PIBID e PET-Ecologia, em uma apresentação para o público visitante de algumas estruturas vegetais (flores, frutos e sementes) de espécies previamente selecionadas com o intuito de discutir a importância da biodiversidade. Para a mostra serão utilizados recursos naturais para chamar o interesse dos visitantes e aproximar conhecimentos populares e científicos.

Docente responsável: Taitiany Karita Bonzanini Minetto, Departamento de Economia, Administração e Sociologia

Insetos na Esalq

Demonstrar com linguagem simples e direta a importância dos insetos por meio de atividades práticas que ilustram seu papel como polinizadores de plantas, como pragas agrícolas e urbanas, reguladores de população de pragas, cicladores de nutrientes do solo, transmissores de doenças ao ser humano e seu uso na alimentação humana e animal, bem como curiosidades gerais acerca destes organismos nas artes e/ou cultura geral.

Docente responsável: Pedro Takao Yamamoto, Departamento de Entomologia e Acarologia

Oficina de compostagem e vermicompostagem caseira

A oficina de compostagem e vermicompostagem trará a discussão sobre o ciclo de vida dos resíduos orgânicos, suas transformações e reutilização. Para tanto, uma oficina de construção de minhocários e composteiras caseiras, feita em baldes plásticos, será apresentada para o público em geral. Educadores poderão ter uma atividade à parte, no qual poderá ser abordado estratégias pedagógicas de como usar esta atividade como ferramenta didática, junto aos alunos. Outras modalidades de compostagem poderão ser discutidas também no âmbito da agricultura.

Docente responsável: Marcos Yassuo Kamogawa, Departamento de Ciências Exatas

Projeto Assentamentos Agroecológicos

O projeto apoia a instalação de 20 assentamentos no Sul e Extremo Sul da Bahia, nos quais foram assentados com mais de 1600 famílias, totalizando uma área de mais de 20 mil hectares envolvendo 4 movimentos sociais. O projeto passou pelas fases de diagnóstico, concepção e desenvolvimento, e agora encontra-se em fase de consolidação. Tem como objetivo geral contribuir para a sustentabilidade socioambiental, desenvolvendo, adaptando e aplicando tecnologias adequadas à realidade da agricultura familiar, por meio de processos educadores, de produção e de gestão da paisagem rural, com base no desenvolvimento de sistemas de produção diversificados.

Docente responsável: Edson José Vidal da Silva, Departamento de Ciências Florestais

Solo na Escola

Demonstrações utilizadas no programa Solo na Escola, entre elas, modelos de erosão do solo, acidez dos solos, biodiversidade do solo e capacidade do solo em capturar carbono. O objetivo é demonstrar como o solo é parte importante dos ecossistemas e da manutenção da maneira como a nossa sociedade vive. Uma das demonstrações será sobre o Jardim Urbano de Captura de Carbono (Jucca), projeto em desenvolvimento pelo grupo de pesquisa.

Docente responsável: Antonio Carlos de Azevedo, Departamento de Ciência do Solo

Produção intensiva de ovinos, quais os principais desafios?

O grupo SIPOC (Sistema Intensivo de Produção de Ovinos e Caprinos) apresentará informações sobre o cenário atual da ovinocultura no Brasil com foco na viabilidade econômica da atividade. Em horários programados (as inscrições poderão ser feitas no evento), ocorrerão visitas ao Setor de Ovinos do departamento de Zootecnia para apresentar todas as fases da criação e quais manejos devem ser adotados com foco na produção intensiva de ovinos de corte.

Docente responsável: Evandro Maia Ferreira, Departamento de Zootecnia

Inscreva-se> https://doity.com.br/esalqshow-2022

Acompanhe as informações sobre o evento: www.esalqshow.org.br

Texto: Caio Albuquerque (28/4/2022)
Arte: Cristiano Ferrari


Compartilhe...