O projeto Portal Luiz de Queiroz consiste na maior pesquisa, digitalização, catalogação e organização de documentos já realizada sobre a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Esalq, compreendendo desde a sua idealização e fundação até a consolidação como a mais relevante instituição de ensino do país e uma das melhores faculdades do mundo na produção de pesquisas agronômicas. A plataforma, que será de propriedade da Esalq/USP, será um repositório com banco de dados para ser alimentado de forma contínua e para consulta por qualquer interessado.
Na prática, o Portal é uma plataforma que armazenará e disponibilizará ao público um grande acervo de documentos para pesquisa e consulta sobre a Esalq, compreendendo desde o período de sua idealização e implantação até a consolidação como uma das unidades fundadoras da USP em 1934, lançando luz sobre um período importantíssimo da história brasileira, em que se iniciam os estudos e investimentos em melhoramento tecnológico na agricultura e pecuária, a industrialização, a revolução nos transportes através da expansão das estradas de ferro e a produção de energia elétrica concomitantes no campo social, a abolição da escravidão em solo brasileiro.
A reunião de vasta documentação inédita da história do ensino e pesquisa do setor agropecuário brasileiro, insere o projeto no conceito recente de Humanidades Digitais, ao conter um grande conjunto de documentos que abrange múltiplas disciplinas, possibilitando o estudo e a reflexão em diferentes áreas do conhecimento.
O Portal Luiz de Queiroz constitui-se em uma plataforma que armazenará o grande acervo de documentos objeto da abrangente pesquisa, em que são estimados em dezenas de milhares de documentos a serem disponibilizados, reunindo uma documentação inédita sobre a história do ensino e pesquisa do setor agropecuário brasileiro, abrangendo múltiplas disciplinas e possibilitando o estudo e a reflexão em diferentes áreas do conhecimento.
Desenvolvido em WordPress, uma das melhores plataformas de indexação em buscadores e gestão de conteúdo, com otimização de mecanismos de pesquisa (SEO), painel administrativo para gestão e atualização de conteúdo, integração com Google Analytics e Certificado de Segurança SSL, o Portal Luiz de Queiroz apresentará uma interface de busca moderna e de fácil acesso público, em inglês e português.
Com uma estrutura completa de consulta, que compreenderá, entre outras funcionalidades, a pesquisa de documentos, muitos deles inéditos, que poderão ser filtrados em ordem cronológica, alfabética ou organicamente através de termos relevantes, todos com visualização otimizada e bibliografia completa.
O Portal Luiz de Queiroz também contará com ferramenta multiusuários, o que permite diferentes perfis de acesso, tais como Administrador, Editor, Autor e Visualizador, permitindo a criação e gerenciamento do conteúdo de todo o Portal, incluindo o cadastro de página de documento com upload de mídia dos mais diversos formatos, como imagens, vídeos e GIFs.
Além da mais alta tecnologia, o Portal Luiz de Queiroz contará com a expertise de um time de pesquisadores de primeira grandeza, composto por nomes de relevância acadêmica nacional e internacional:
Professor do Departamento de Economia da FEA/USP e do Programa de Pós-Graduação em História Econômica da FFLCH/USP. Diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (2022). Possui graduação em Ciências Sociais pela UNESP/Fclar (2003) e Doutorado em História Econômica pelo Instituto de Economia da Unicamp (2008). Ministra as disciplinas de História Econômica e Formação Econômica do Brasil no Departamento de Economia. Ex-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica – ABPHE (2015-17), Vice-Diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin – BBM/USP (2017-2020) e coordenador do curso de Economia da FEA/USP (2017-2020). É bolsista Produtividade CNPq e autor das obras Conflitos do capital (Edusc, 2010), História econômica Geral (em co-autoria com Flávio Saes, Saraiva, 2013).
É professor Doutor II junto ao Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq /USP. Concluiu o Doutorado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas em 2002, com área de concentração em Análise e Elaboração de Políticas Públicas. É Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e graduado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (1989). Na graduação é responsável pelas disciplinas de História Econômica Geral, Economia Brasileira e Estratégia em Organizações. Coordena os Grupos de pesquisa: Grupo de Extensão e Pesquisa em História da Agricultura e dos Complexos Agroindustriais – GEPHAC. Exerce o cargo de coordenador da Comissão de Coordenação do Curso de Ciências Econômicas. Recebeu em 2018 a Medalha Ruy Miller Paiva, Instituto de Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.
É professora do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq/USP, no ensino de graduação em Ciências Econômicas e no Mestrado em Administração. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Metodista de Piracicaba (1983), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1997). Tem experiência na área de História Econômica e Formação Econômica, Social e Política do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: economia regional e urbana, políticas públicas e desenvolvimento urbano. É membra do Conselho de Redação da Revista América Latina Hoy da Universidade de Salamanca. É membra do Conselho da Cidade de Piracicaba.
Historiador, formado em economia pela FEA/USP, mestre e doutor em história pela FFLCH/USP, é diretor da Narrativa Um, escritório, fundado em 2000, especializado em projetos e pesquisas de história, edição de livros e curadoria de exposições (www. narrativaum.com.br). Realizou entre outros projetos: Instituto Biológico (pesquisa histórica, redação e edição dos livros Álbum Histórico do Instituto Biológico – 85 Anos, Instituto Biológico 90 Anos e Catálogo de Ilustradores Científicos do Museu do Instituto Biológico); Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP (pesquisa e edição do livro Uma História Centenária: Álbum Iconográfico da FMVZ-USP); Museu da Cidade de São Paulo (curadoria e pesquisa da exposição “Infâncias em São Paulo”); Edusp (Guia da USP. Museus, Cultura e Lazer da USP).
A estruturação do Portal Luiz de Queiroz ficará a cargo da Memória Web, especializada em projetos culturais e de memória empresarial, com experiência na realização de exposições, publicações e websites. Apresenta soluções completas dedicadas a preservar, comunicar e valorizar a história e identidade de seus clientes.
Coordenou e produziu diversas publicações e exposições para clientes como CPFL, FUNCESP, Eurofarma, Banco Santander Brasil. Atualmente é responsável pela preservação e divulgação do Projeto de Memória Viva da Natura&Co, desenvolvimento e produção do projeto de Memória da Avon e pela Coordenação técnica operacional de desenvolvimento de conteúdo e produção para a Implantação do Novo Museu do Ipiranga.
A lista completa de projetos pode ser acessada no site: www.memoriaweb.com.br