O que é o Fealq Think & Drink?

Um evento voltado exclusivamente a docentes das unidades apoiadas da Esalq, Cena, FZEA, Ccarbon/USP, STAC/USP, que tem como objetivo proporcionar um ambiente de diálogo e aproximação para reflexão de temas em torno do ensino, pesquisa, extensão e inovação.

Datas previstas para 2023:

10ª edição

24 de outubro

Sempre às terças-feiras, das 18h30 às 20h30.

*Vagas limitadas.

Edições passadas:

10ª edição | 24/10/2023

Tema: Desafios e oportunidades de promover a ciência no Brasil e outras visões do Instituto Serrapilheira

A última edição do ano do Fealq Think & Drink, realizada no dia 24 de outubro no Espaço Leuven, enalteceu a ciência e a pesquisa, trazendo a diversidade para a conversa em palestra da diretora do Programa de Ciência do Instituto Serrapilheira, Cristina Caldas sobre os “Desafios e oportunidades de promover a ciência no Brasil e outras visões do Instituto Serrapilheira”. Clique aqui para conferir notícia completa.

CONFIRA O EVENTO

9ª edição | 12/09/2023

Tema: Integração Público-Privado: Ciência Aplicada e Produção na Bioeconomia

A estratégia do agro brasileiro que levou o país a despontar como grande exportador de alimentos no cenário mundial e a intersecção entre o público, o privado e a inovação acadêmica neste movimento foram o fio condutor da palestra “Integração Público-Privado: Ciência Aplicada e Produção na Bioeconomia”, proferida pelo presidente da Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Caio Carvalho, na 9ª edição do Fealq Think & Drink, realizada no último dia 12 de setembro, no Espaço Leuven, em Piracicaba. Clique aqui para conferir notícia completa.

CONFIRA O EVENTO

8ª edição | 08/08/2023

Tema: Transformação da imagem do agro e potencial do setor para dobrar PIB do país

Pioneiro na utilização de estratégias de marketing para o agronegócio, e com passagens por grandes empresas do setor, Tejon foi o palestrante da 8ª edição do Fealq Think & Drink, realizado no dia 08 de agosto no Espaço Leuven, em Piracicaba (SP). O evento completou nesta edição um ano de realização. Organizado pela Fundação de Estudos Agrários “Luiz de Queiroz” (Fealq), o encontro visa proporcionar um ambiente de descontração para o intercâmbio de experiências e ideias, e vem se consolidando como um espaço para reflexão de temas relevantes em torno do ensino, pesquisa, extensão e inovação, e estratégicos para o agronegócio. O próximo encontro é no dia 12 de setembro, a partir das 18h30. Clique aqui para conferir notícia completa.

CONFIRA O EVENTO

7ª edição | 20/06/2023

Tema: Uso da ciência na construção de políticas públicas

Referência quando o assunto é produção científica, em âmbito nacional e internacional, a professora e pesquisadora Connie McManus foi a convidada especial da 7ª edição do Fealq Think & Drink, realizada no dia 20 de junho. Com conteúdo exclusivo elaborado para o evento, ela falou sobre o uso da ciência na construção de políticas públicas, gerando ricas reflexões entre os participantes. O próximo encontro é no dia 8 de agosto, a partir das 18h30. Clique aqui para conferir notícia completa.

CONFIRA O EVENTO

6ª edição | 09/05/2023

Tema: Os desafios da Segurança Alimentar e das mudanças climáticas para o Brasil

A sexta edição do Fealq Think & Drink, realizada nesta terça-feira, 9, provocou reflexões importantes sobre um dos temas que mais preocupam a humanidade e que vêm sendo foco de debates em organismos internacionais: as mudanças climáticas e o impacto delas na produção de alimentos. O professor e pesquisador Eduardo Delgado Assad foi o convidado especial do evento e, numa fala leve e descontraída, abordou o assunto apresentando os desafios e a necessidade de se estabelecer uma ponte entre academia, políticas públicas e sociedade. O próximo encontro acontece no dia 20 de junho, a partir das 18h30. Clique aqui para conferir notícia completa.

5ª edição | 14/03/2023

Tema: Pesquisa da USP - Oportunidades e desafios

Após uma primeira temporada de sucesso no ano passado, o Fealq Think & Drink iniciou um novo ciclo de encontros em 2023. A retomada do evento foi marcada por um bate-papo com o pró-reitor de Pesquisa da USP, Paulo Alberto Nussenzveig, no dia 14 de março. “A USP é uma potência, com fortíssima atuação em inovação, mas isso não é muito visível. O princípio de governança sintetiza os esforços que estão sendo feitos para alavancar a inovação preservando a essência da universidade.” Clique aqui para conferir notícia completa.

4ª edição | 09/11/2022

Tema: Oportunidades e desafios para a Fapesp nos próximos anos

A 4ª edição do Fealq Think & Drink, realizada dia 9 de novembro, encerrou de forma memorável o ciclo de eventos promovido pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) em 2022. Além da presença do diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), Carlos Américo Pacheco, que falou sobre oportunidades e desafios da entidade para os próximos anos, o encontro também foi marcado pelo lançamento do Portal Luiz de Queiroz, um projeto que visa apresentar em uma plataforma relevante acervo de documentos para pesquisa e consulta sobre a criação da Esalq e do seu idealizador Luiz de Queiroz. Clique aqui para conferir notícia completa.

3ª edição | 04/10/2022

Tema: Relacionamento da USP com o setor privado e o papel das fundações de apoio - desafios jurídicos

Com uma visão crítica e ao mesmo tempo otimista, o Procurador da USP Rafael Seco Saravalli explanou sobre os desafios que especialistas em direito enfrentam para encontrar caminhos específicos para as relações da universidade com a iniciativa privada, que demandam mecanismos distintos da estrutura clássica de contratação no ambiente público. Clique aqui para conferir notícia completa.

2ª edição | 13/09/2022

Tema: Atração de Recursos para Pesquisa & Desenvolvimento

O Fealq Think & Drink vem sendo muito bem recebido por coordenadores de projetos desenvolvidos junto à Fealq, e a segunda edição provou isso. O encontro reuniu docentes das instituições parceiras da entidade para um bate-papo bastante produtivo sobre atração de recursos para pesquisa e desenvolvimento. A condução do tema central ficou por conta do CEO da Culturinvest, Cristiano Garcia, um dos fundadores da empresa, com vasta experiência em captação de recursos e gestão de investimentos para inovação em universidades e ICTs (Instituições Científica, Tecnológica e de Inovação). Clique aqui para conferir notícia completa.

1ª edição | 16/08/2022

Tema: Inovação na USP - Oportunidades e desafios para os próximos anos.

A estreia do Fealq Think & Drink contou com a presença de docentes das três instituições parceiras da Fundação – Esalq, Cena e FZEA –, além da participação de dois convidados especiais para falar sobre as oportunidades e desafios da inovação na Universidade de São Paulo: o pró-reitor adjunto de inovação, Raul Gonzalez Lima, e o vice-coordenador da Agência USP de Inovação, Emanuel Carrilho. Clique aqui para conferir notícia completa.