https://fealq.org.br/fealq-think-drink-procurador-da-usp-fala-na-3a-edicao-sobre-relacionamento-com-o-setor-privado-e-o-papel-das-fundacoes/

Compartilhe:

Fealq Think & Drink: Procurador da USP fala na 3ª edição sobre relacionamento com o setor privado e o papel das fundações

O relacionamento da Universidade de São Paulo (USP) com o setor privado e o papel das fundações de apoio, com foco nos desafios jurídicos, foi o tema da terceira edição do Fealq Think & Drink, realizada na terça-feira, 4. Promovido pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), o evento tem como objetivo criar um ambiente de diálogo e aproximação com docentes das instituições parceiras para reflexão de pautas em torno do ensino, pesquisa, extensão e inovação.


Com uma visão crítica e ao mesmo tempo otimista, o Procurador da USP Rafael Seco Saravalli explanou sobre os desafios que especialistas em direito enfrentam para encontrar caminhos específicos para as relações da universidade com a iniciativa privada, que demandam mecanismos distintos da estrutura clássica de contratação no ambiente público.


Segundo o procurador, as fundações de apoio são peça fundamental nesse processo de viabilização de parcerias. “Se não houvesse fundação de apoio, nós teríamos que inventar. Dentro da sua missão institucional está integrar a universidade com a sociedade, aumentando a eficiência das atividades de ensino, pesquisa e extensão”, ressaltou.


Saravalli encerrou a apresentação convidando os participantes a contribuírem na elaboração do Guia para parcerias da USP, enviando dúvidas e perguntas para o seu e-mail (rafaelsaravalli@usp.br).


Também presente no evento, o diretor do Departamento de Convênios da Coordenadoria de Administração Geral (Codage), Cláudio Antonio Pinheiro Machado Filho, reforçou o papel da reitoria na área de convênios como facilitador do processo de aprovação, permitindo que esse fluxo ocorra com a máxima segurança para todos os envolvidos. “Quanto mais nós nos fortalecermos na relação universidade-fundação do ponto de vista do compliance, do equacionamento das regras, e nas relações com parceiros externos, clientes e empresas, mais bem-sucedidos seremos, contribuindo para o crescimento de todo esse ecossistema.”


FI GROUP – A terceira edição do Fealq Think & Drink contou ainda com a participação de representantes da FI Group, empresa especializada na obtenção de incentivos fiscais, especialmente a Lei do Bem, e outros financiamentos relacionados à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, com quem a Fealq tem parceria desde o final do ano passado.