AGENDA 2030 NA FEALQ
Avaliamos as atividades da FEALQ durante 2022-2023 à luz dos ODS, utilizando o Método Score ODS, uma elaboração própria baseada na Agenda 2030. Destacam-se as potencialidades da instituição para contribuir de maneira impactante para a Agenda 2030, identificando, fortalecendo e multiplicando iniciativas alinhadas com os ODS.

Os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável representam uma rota consistente para promover o desenvolvimento sustentável global. Lançada em 2015 pela ONU, a Agenda 2030 estabelece 17 objetivos e 169 metas, consolidando um compromisso conjunto entre nações, instituições, acadêmicos e a sociedade civil.

Avaliação dos projetos geridos pela Fealq sob a ótica dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (2022-2023)

Das atividades gerenciadas pela Fealq foram analisadas no período 450 ligadas à pesquisa e 210 cursos e eventos, totalizando 660 projetos, que demonstraram potencialidade para atender majoritariamente aos ODS.

Categorização e análise dos PROJETOS 2022-2023 de acordo com os ODS: Diagrama de Pareto para o SCORE GLOBAL em porcentagem (660 atividades analisadas)

Avaliação dos auxílios concedidos pelo Programa de Apoios sob a ótica dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (2022-2023)

Em Compromisso Social, pelo Programa de Apoios, foram analisados 263 auxílios concedidos (em 2022 e 2023), que apontam que a Fundação endereça, por meio do seu Programa, os Objetivos:

Categorização e análise do Programa de Apoios 2022-2023 de acordo com os ODS: Diagrama de Pareto para o SCORE GLOBAL em porcentagem (263 bolsas de apoio e atividades analisados)

Análise propositiva
Destaques: para reportar e fortalecer

Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável. O grande destaque da instituição está associado ao nicho com o qual se relaciona: sistemas agroalimentares. Com muitas potencialidades dentro do ODS 2, em todas as áreas analisadas, destacando-se os projetos de pesquisa, eventos e apoios para as atividades associadas ao setor. Este ODS e fundamental para o Brasil e traz compromissos com uma agricultura mais sustentável e resiliente.

Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação. A promoção da inovação por meio do apoio a projetos de pesquisa, iniciativas inovadoras e disseminação de conhecimento desempenha um papel crucial no fortalecimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 9, sendo presente em todos os campos analisados da instituição.

Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. Presente sobretudo nos projetos de pesquisa, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12 está intrinsicamente ligado às alternativas para produção e consumo sustentáveis, abrangendo toda a cadeia de produção e consumo. Além disso, aborda a gestão de resíduos químicos e a mitigação dos impactos dos processos de produção.

Conheça os ODSs
ODS Protagonista
Representa o objetivo mais evidente, que mesmo sem um compromisso formal, pode ser significativamente impactado ou desenvolvido pelo projeto.
ODS Complementar
Refere-se a objetivos secundários que também podem ser impactados de maneira mais relevante.
ODS Coadjuvante
Corresponde aos objetivos que, mesmo sem um compromisso explícito, têm potencial de serem afetados ou beneficiados pelo projeto, embora em menor grau.
Pular para o conteúdo