Os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável representam uma rota consistente para promover o desenvolvimento sustentável global. Lançada em 2015 pela ONU, a Agenda 2030 estabelece 17 objetivos e 169 metas, consolidando um compromisso conjunto entre nações, instituições, acadêmicos e a sociedade civil.
Das atividades gerenciadas pela Fealq foram analisadas no período 450 ligadas à pesquisa e 210 cursos e eventos, totalizando 660 projetos, que demonstraram potencialidade para atender majoritariamente aos ODS.
Categorização e análise dos PROJETOS 2022-2023 de acordo com os ODS: Diagrama de Pareto para o SCORE GLOBAL em porcentagem (660 atividades analisadas)
Em Compromisso Social, pelo Programa de Apoios, foram analisados 263 auxílios concedidos (em 2022 e 2023), que apontam que a Fundação endereça, por meio do seu Programa, os Objetivos:
Categorização e análise do Programa de Apoios 2022-2023 de acordo com os ODS: Diagrama de Pareto para o SCORE GLOBAL em porcentagem (263 bolsas de apoio e atividades analisados)
Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável. O grande destaque da instituição está associado ao nicho com o qual se relaciona: sistemas agroalimentares. Com muitas potencialidades dentro do ODS 2, em todas as áreas analisadas, destacando-se os projetos de pesquisa, eventos e apoios para as atividades associadas ao setor. Este ODS e fundamental para o Brasil e traz compromissos com uma agricultura mais sustentável e resiliente.
Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. Presente sobretudo nos projetos de pesquisa, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12 está intrinsicamente ligado às alternativas para produção e consumo sustentáveis, abrangendo toda a cadeia de produção e consumo. Além disso, aborda a gestão de resíduos químicos e a mitigação dos impactos dos processos de produção.