Para quem precisa de uma força
A Fealq é parceira de quem estuda, desenvolve conhecimento, inova e quer compartilhar novos saberes.
Com base na Política de Apoios, um Regulamento com diretrizes para todas as linhas e auxílios foi aprovado pela Diretoria da Fundação. Novas submissões poderão ser feitas a partir de julho de 2022. Para acessar o regulamento completo, clique aqui.
Para apoiar “quem faz acontecer”, a Fundação instituiu quatro linhas de apoio:
Apoio ao Ensino
Auxílio Pós-graduação
Voltado a alunos de pós-graduação que precisam de apoio para iniciar ou finalizar seus estudos, com bolsas concedidas por um período de três meses, sendo prorrogável por no máximo mais um mês, devendo seguir os critérios e valores previstos no Regulamento de Bolsas da Fealq.
Bolsa Graduação
Atende alunos de graduação que participam de programas sociais e encaminhamento realizado pela Divisão de Atendimento à Comunidade ou seção correspondente da unidade conveniada. Deverá seguir os critérios e valores previstos no Regulamento de Bolsas da Fealq.
Apoio Infraestrutura/Melhorias
Destinado a suprir a necessidade de modernização da estrutura física, incluindo equipamentos, reforma, assessoria, prestação de serviços ou outro item similar com impacto para comunidade acadêmica, submissão mediante editais específicos publicados pela Fealq.
Apoio à Pesquisa e Inovação
Bolsas de Iniciação Científica
Destinadas a alunos de graduação vinculados a projetos de pesquisa junto à unidade, conforme edital anual publicado pela Fealq com detalhamentos de avaliação de mérito e acompanhamento, para pagamento de bolsa e, eventualmente, um adicional para custeio de despesa da pesquisa.
Auxílio para apresentação de trabalho em evento
Aberto a alunos de graduação, pós-graduação, pesquisadores e docentes das unidades conveniadas. O apoio pode cobrir a inscrição em evento, passagem ou hospedagem.
Auxílio viagem
Destinado a alunos de graduação, pós-graduação, pesquisadores e docentes das unidades conveniadas para cobrir custos de passagem, hospedagem e outras despesas para a participação em estágios supervisionados, reuniões técnicas ou viagem para atendimento de necessidades de projetos de pesquisa.
Auxílio para publicação de artigo em revista científica
Destinado ao autor responsável pelo artigo no pagamento das taxas de publicação de artigos científicos, desde que esteja vinculado à linha de pesquisa da unidade conveniada onde foi conduzida a pesquisa.
Projeto de Pesquisa
Destinado a coordenadores de projetos de pesquisa das unidades da USP parceiras da Fealq (Esalq, Cena e FZEA) conforme edital publicado ocasionalmente pela Fealq com detalhamentos de avaliação de mérito e acompanhamento.
Apoio à Extensão
Apoio material para evento
A Fealq pode contribuir com a contratação de coffee-break e aquisição de brindes, além de fornecimento de material de apoio Fealq (caneta, bloco e pasta) para equipes organizadoras de eventos vinculados a projetos administrados pela Fundação.
Apoio de interesse da comunidade
Apoio de interesse da comunidade
Atividades/iniciativas de valorização da cultura, do esporte e das instituições – inclusive sem vínculo direto com a Universidade –, abertas à comunidade e que proporcionem claro impacto positivo aos potenciais públicos.
A solicitação de qualquer uma das linhas de apoio deve ser encaminhada para apoios@fealq.com.br, por meio do Formulário do Programa de Apoios, conforme datas definidas na frequência de análise. Além do formulário, deve ser apresentado um ofício dirigido ao Diretor-presidente da Fealq, assinado pelo requerente e por seu professor/coordenador (quando for o caso), com as justificativas do pedido e com a documentação relacionada no Formulário.
Critérios de avaliação
- Mérito;
- Relevância;
- Atendimento aos objetivos institucionais;
- Currículo dos solicitantes e demais envolvidos;
- Histórico escolar e publicações do aluno;
- Avaliação social feita pela Divisão de Atendimento à Comunidade ou Seção correspondente da Unidade Conveniado, se aplicável;
- Volume de pedidos;
- Recursos disponíveis;
- Atendimento ao maior número de beneficiários;
- Histórico de concessões por coordenador e por departamento.
Além desses itens, a comissão de avaliação pode consultar especialistas para analisar tópicos específicos e realizar entrevista com os solicitantes, de modo a avaliar o perfil dos interessados como um todo. Serão valorizados o empenho, a tenacidade, a força de vontade que o candidato tem apresentado na construção da sua carreira e sua identificação com valores humanos universais.