• English
  • Español
  • Português

Sobre a Fealq

Nossa Missão

Promover desenvolvimento científico, econômico e social do país por meio de gerenciamento eficiente e suportes jurídico e administrativo de qualidade nas áreas das ciências agrárias, ambientais e sociais.

Nossos Valores

Ética e Respeito, transparência, agilidade, qualidade e comprometimento com a sociedade.

Nossa Visão

Ser reconhecida como parceira competente, ágil e flexível para a viabilização de atividades de pesquisa, ensino e extensão nas áreas de ciências agrárias, ambientais e sociais aplicadas.

Apoiadora de Parcerias que Geram Conhecimento

Desde 1976, a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz viabiliza a docentes e grupos de pesquisa da Universidade de São Paulo, atuantes principalmente no agronegócio, a celebração de contratos com quaisquer outros segmentos da sociedade brasileira ou estrangeira. Do ponto de vista de empresas, órgãos de governo e demais instituições, a Fealq é a “porta de entrada” para o relacionamento formal com docentes e pesquisadores da USP.

Atualmente, a Fealq gerencia projetos da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), do Cena/USP (Centro de Energia Nuclear na Agricultura) e da FZEA/USP (Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos), de Pirassununga.

A Fealq é entidade de direito privado, sem fins lucrativos, signatária do Acordo de Cooperação com a Universidade de São Paulo, que regulamenta a gestão administrativa e financeira dos projetos desenvolvidos entre membros da USP e instituições públicas e privadas, nacionais ou estrangeiras. Sua estrutura lhe permite atuar também como gestora de projetos exclusivos da iniciativa privada.

Parceiros da Fealq recebem suporte jurídico, administrativo, financeiro e trabalhista para a realização de seus trabalhos – pesquisas, eventos ou cursos (presenciais e a distância).

Investimentos contínuos têm proporcionado à Fundação atuar cada vez mais próximo de seus parceiros. O apoio pode se iniciar na elaboração das minutas de contrato. Equipes administrativa e jurídica se disponibilizam a participar desde o acerto dos termos com o parceiro externo (público ou privado) até a oficialização plena do contrato junto às instâncias competentes da Universidade de São Paulo ou com instituição privada.

Nas etapas seguintes, o time Fealq faz o gerenciamento financeiro e dá suporte para a contratação de pessoal e compra de materiais necessários para os trabalhos – realiza pagamentos e emite notas fiscais.

As informações financeiras são gerenciadas via SAP e, em breve, serão disponibilizadas aos coordenadores via “Portal do Coordenador”, que lhes possibilitará acompanhamento dos recursos referentes ao(s) seu(s) projeto(s).

A Fealq encarrega-se também do repasse de recursos dos projetos aos Departamentos e às instâncias da USP (Reitoria, Diretoria da Unidade e/ou Departamento).

Paralelamente à gestão de projetos variados, a Fealq atua na publicação de livros de pesquisadores e edita a “Revista de Agricultura” (internacional), uma das mais antigas no meio científico brasileiro.

Sensível a demandas de alunos de graduação e pós-graduação, bem como à necessidade de recursos para a realização de atividades culturais e esportivas que beneficiem a comunidade, a Fealq mantém cinco modalidades de “Programa de Incentivo”. É também apoiadora de start up’s voltadas à inovação no agronegócio.

FAZENDA FIGUEIRA

No ano de 2000, a Fealq recebe a doação, feita em testamento pelo esalqueano Alexandre Von Pritzelwitz, da fazenda Figueira, no município de Londrina-PR. Conforme desejo de seu doador, a propriedade tornou-se estação experimental e é gerenciada por comissão de professores do Departamento de Zootecnia da Esalq, devendo ser autossustentável. Seus 3.686 hectares têm sido usados para experimentos de diferentes universidades/centros de pesquisa e em projetos com parceiros privados. O objetivo principal é que seus trabalhos validem tecnologias e/ou arranjos produtivos que proporcionem maior rentabilidade aos pecuaristas de corte. Mais informações: Fazenda Figueira

GOVERNANÇA

A estrutura de governança da Fealq é composta pelo Conselho Curador, Conselho Fiscal e Diretoria. Conforme o Estatuto da Fundação, o Conselho Curador é formado por sete membros, responsáveis por eleger todos os participantes. O Conselho Fiscal, órgão de controle interno, tem três membros. O participante de uma instância não pode participar de outra. Para todos, o mandato é de quatro anos, com renovação parcial a cada dois anos e sem possibilidade de reeleição no mandato subsequente. A Diretoria possui um diretor-presidente e mais dois diretores com mandato de três anos.

COMPLIANCE

Em 2019, o Conselho Curador aprovou o Termo de Compliance que, em síntese, prevê o cumprimento de todas as normas legais e vigilância para que sejam evitadas práticas de corrupção e de qualquer tipo de discriminação. Para regulamentar sua política de Compliance, a Fealq criou um comitê, responsável por acompanhar também qualquer manifestação de colaboradores diretos e terceiros relacionadas a essas questões.

TRANSPARÊNCIA

Toda sua atividade fiscal, incluindo a movimentação da Fazenda Figueira, é auditada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público, Promotoria de Fundações, pela própria USP e ainda por auditoria independente contratada pela Fealq. Mais informação: Portal da Transparência.