Nossa Missão

Nós ajudamos Instituições de ensino, pesquisa e extensão a fazer um mundo melhor.

Nossa Visão

Ser a referência brasileira entre as fundações nas áreas das ciências agrárias, ambientais e sociais aplicadas.

Nossos Valores

Priorizamos o ser humano;
Entregamos as melhores soluções;
Atuamos com integridade;
Respeitamos os valores éticos e socioambientais;
Aperfeiçoamos continuamente a governança.

Gerimos Pesquisa, Extensão e Inovação. Promovemos o ensino e o conhecimento.

A Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz – Fealq é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, para a gestão administrativa e financeira dos projetos desenvolvidos entre membros da Universidade e instituições públicas e privadas, nacionais ou estrangeiras. 

Conveniada e reconhecida pela Universidade de São Paulo – USP, desde 1976, a Fundação disponibiliza suporte jurídico, administrativo, financeiro e trabalhista para a realização de projetos de pesquisas, inovação, eventos, especializações e cursos.

Localizada em Piracicaba, interior de São Paulo, um dos principais centros de inovação do agronegócio brasileiro, a Fealq mantém filiais em Pirassununga, também no interior de São Paulo e em Londrina, no Paraná, com a gestão da Estação Experimental Agrozootécnica Hildegard Georgina Von Pritzelwitz/Fazenda Figueira.

Investimentos contínuos têm proporcionado à Fundação, atuar cada vez mais próxima dos seus parceiros, apoiando desde a elaboração de minutas até a oficialização plena do contrato junto às instâncias competentes da Universidade de São Paulo ou com instituição privada. Também integram os trabalhos oferecidos pela equipe administrativa e jurídica da Fundação, além do gerenciamento financeiro e suporte para a contratação de pessoal, a compra de materiais necessários para os projetos apoiados, a realização de pagamentos e a emissão das notas fiscais.

São parceiros da Fealq na gestão de projetos, a Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), o Cena/USP (Centro de Energia Nuclear na Agricultura), o Ccarbon/USP (Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical), o STAC/USP (Centro de Agricultura Tropical Sustentável), a FZEA/USP (Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos) e, ainda, a Fundação Agrisus.

FAZENDA FIGUEIRA

No ano de 2000, a Fealq recebe a doação, feita em testamento pelo esalqueano Alexandre Von Pritzelwitz, da fazenda Figueira, no município de Londrina-PR. Conforme desejo de seu doador, a propriedade tornou-se estação experimental e é gerenciada por comissão de professores do Departamento de Zootecnia da Esalq, devendo ser autossustentável. Seus 3.686 hectares têm sido usados para experimentos de diferentes universidades/centros de pesquisa e em projetos com parceiros privados. O objetivo principal é que seus trabalhos validem tecnologias e/ou arranjos produtivos que proporcionem maior rentabilidade aos pecuaristas de corte. Mais informações: Fazenda Figueira

GOVERNANÇA

A estrutura de governança da Fealq é composta pelo Conselho Curador, Conselho Fiscal e Diretoria. Conforme o Estatuto da Fundação, o Conselho Curador é formado por sete membros, responsáveis por eleger todos os participantes. O Conselho Fiscal, órgão de controle interno, tem três membros. O participante de uma instância não pode participar de outra. Para todos, o mandato é de quatro anos, com renovação parcial a cada dois anos e sem possibilidade de reeleição no mandato subsequente. A Diretoria possui um diretor-presidente e mais dois diretores com mandato de três anos.

COMPLIANCE

Em 2019, o Conselho Curador aprovou o Termo de Compliance que, em síntese, prevê o cumprimento de todas as normas legais e vigilância para que sejam evitadas práticas de corrupção e de qualquer tipo de discriminação. Para regulamentar sua política de Compliance, a Fealq criou um comitê, responsável por acompanhar também qualquer manifestação de colaboradores diretos e terceiros relacionadas a essas questões.

TRANSPARÊNCIA

Toda sua atividade fiscal, incluindo a movimentação da Fazenda Figueira, é auditada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público, Promotoria de Fundações, pela própria USP e ainda por auditoria independente contratada pela Fealq. Mais informação: Portal da Transparência.