https://fealq.org.br/fealq-think-drink-palestra-da-fapesp-e-lancamento-do-portal-luiz-de-queiroz-marcam-4a-edicao/

Compartilhe:

Fealq Think & Drink: Palestra da Fapesp e lançamento do Portal Luiz de Queiroz marcam 4ª edição do evento

A quarta edição do Fealq Think & Drink, realizada no dia 9 de novembro, encerrou de forma memorável o ciclo de eventos promovido pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) em 2022. Além da presença do diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), Carlos Américo Pacheco, que falou sobre oportunidades e desafios da entidade para os próximos anos, o encontro também foi marcado pelo lançamento do Portal Luiz de Queiroz, um projeto que visa apresentar em uma plataforma relevante acervo de documentos para pesquisa e consulta sobre a criação da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e do seu idealizador Luiz de Queiroz.


Em nome da diretoria da Fealq, o professor José Baldin Pinheiro reforçou o propósito dos encontros do Fealq Think & Drink, iniciados no segundo semestre visando criar um ambiente de diálogo e aproximação com docentes das instituições parceiras para reflexão de temas em torno do ensino, pesquisa, extensão e inovação. Destacou, ainda, o crescimento da Fundação nos últimos anos, ressaltando o aprimoramento dos processos de gestão, controle das informações financeiras, as políticas e regulamentos de apoio, além da missão, visão e valores da entidade. “A nossa missão é contribuir para pavimentar o caminho para se fazer uma boa ciência, permitir inovação, crescimento econômico e um futuro sustentável.”


Na sequência, Pacheco provocou importantes reflexões sobre como fomentar a inovação e criar instrumentos de apoio à ciência de qualidade. Ele, que também já foi secretário executivo do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e Reitor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), prendeu a atenção de todos em uma fala de cerca de 30 minutos.


“Nós temos que enfrentar duas grandes questões: uma é a inovação, que veio para ficar e é um grande desafio para as universidades, empresas e para a Fapesp. E a outra é a ciência de qualidade, a ciência na fronteira do conhecimento, cada vez mais competitiva globalmente. Como podemos ser mais criativos e criar instrumentos para incentivar projetos de maior audácia?”, disse Pacheco, enxergando ao mesmo tempo boas oportunidades ao meio acadêmico com a agenda de inovação tecnológica.


O diretor-presidente da Fapesp descreveu, ainda, o sistema de ciência e tecnologia no estado de São Paulo como “único no Brasil e na América Latina inteira.” A entidade cumpre o papel de complementar as universidades públicas paulistas com financiamento a pesquisa.


LANÇAMENTO – O projeto Portal Luiz de Queiroz, que conta com a parceria institucional da Fealq e o apoio da Adealq – a Associação do ex-alunos da Esalq –, foi lançado oficialmente na abertura da 4ª edição do Fealq Think & Drink.


“O projeto consiste na maior pesquisa, digitalização, catalogação e organização de documentos já realizada sobre a Esalq, compreendendo desde a sua idealização e fundação até a consolidação como uma das unidades fundadoras da Universidade de São Paulo, em 1934”, explicou Paulo José Keffer Franco Neto, mais conhecido como Pazé, um dos idealizadores do Portal.

Segundo Pazé, a plataforma reunirá e disponibilizará ao público vasta documentação inédita da história do ensino e pesquisa do setor agropecuário brasileiro, com o projeto estando inserido no conceito de Humanidades Digitais, ao abranger múltiplas disciplinas e possibilitar o estudo e a reflexão em diferentes áreas do conhecimento.

A estruturação do Portal Luiz de Queiroz ficará a cargo de Bárbara Lima da Memória Web, uma agência especializada em comunicação e memória empresarial.

Pessoas físicas e jurídicas podem contribuir para a realização do Portal Luiz de Queiroz, adquirindo uma das cotas de patrocínio disponíveis no site https://fealq.org.br/portalluizdequeiroz/seja-um-patrocinador/.