https://fealq.org.br/fealq-think-drink-fundacao-lanca-evento-para-gerar-aproximacao-e-reflexao-entre-parceiros/

Compartilhe:

Fealq Think & Drink: Fundação lança evento para gerar aproximação e reflexão entre parceiros

Primeira edição teve inovação como tema central; próximo encontro é dia 13 de setembro

Com o objetivo de proporcionar um ambiente de diálogo e aproximação para reflexão de temas em torno do ensino, pesquisa, extensão e inovação, a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) promoveu, nesta terça-feira, 16, a primeira edição do Fealq Think & Drink. Voltado exclusivamente aos coordenadores de projetos realizados junto à entidade, o evento abriu uma série de quatro edições mensais previstas para acontecer até o final deste ano, em Piracicaba (SP). A próxima será no dia 13 de setembro, a partir das 18h30.


A estreia do Fealq Think & Drink contou com a presença de docentes das três instituições parceiras da Fundação – Esalq, Cena e FZEA –, além da participação de dois convidados especiais para falar sobre oportunidades e desafios da inovação na Universidade de São Paulo: o pró-reitor adjunto de inovação, Raul Gonzalez Lima, e o vice-coordenador da Agência USP de Inovação, Emanuel Carrilho.


Em uma fala franca e marcante, o professor Raul trouxe parte de sua história com a inovação para elencar os pontos de atenção da recém-criada Pró Reitoria de Pesquisa e Inovação, a PRPi. Abordou a preocupação da reitoria em proteger as estruturas de produção de pesquisa básica e ao mesmo tempo promover a inovação. Reforçou a visão da reitoria sobre a constante manutenção da relevância da USP para a sociedade e a importância dos espaços de cocriação entre a academia e o setor privado para o desenvolvimento efetivo da inovação. Destacou o conhecimento acumulado pela Instituição e a vocação do estado de São Paulo para ser reconhecido como grande polo da América do Sul de atração de ecossistemas.


Especialista na área de Engenharia Biomédica, Lima coordena desde 2020 o Projeto Inspire, que desenvolveu o ventilador pulmonar emergencial de baixo custo e tecnologia nacional para o enfrentamento da Covid-19.

Com conhecimento na área de Química Bioanalítica, o professor Emanuel apresentou os trabalhos da Agência USP de Inovação, a Auspin, nos últimos seis meses. Ressaltou que o empreendedorismo é um dos pilares de atuação da agência, assim como a transferência de tecnologia, propriedade intelectual, além das atividades de comunicação e os ambientes de inovação da USP. Destacou que o ecossistema de Piracicaba está maduro para ter a Universidade mais presente com uma estrutura do Inova USP.


FEALQ MAIS PRÓXIMA –
Na abertura do evento, o diretor-presidente da Fealq, professor Nelson Massola, discorreu sobre o movimento de mudança vivido pela Fundação, mencionando o aprimoramento dos processos, a regularidade da Instituição, o refinamento das políticas e regulamentos, entre outras melhorias que buscam reforçar a confiança dos parceiros na entidade. O professor também apresentou números e ações divulgados no Relatório de Atividades 2021 e ressaltou a importância do encontro. “Este evento marca o primeiro passo para uma maior aproximação, estabelecimento de conexões, fortalecimento do diálogo e para provocar reflexões sobre o futuro que queremos construir.”


Confira abaixo
alguns registros dessa 1ª edição.