https://fealq.org.br/obra-unica-em-portugues-reune-conhecimento-das-moscas-das-frutas-no-brasil/

Compartilhe:

Obra única em português reúne conhecimento das moscas-das-frutas no Brasil

O livro “Moscas-das-frutas no Brasil: conhecimento básico e aplicado”, único em língua portuguesa, reúne pesquisas desenvolvidas nos últimos 20 anos sobre as pragas que mais atingem a fruticultura, com informações atualizadas e abrangentes. Tem conteúdo para contribuir com o público acadêmico (docentes e estudantes, principalmente de agronomia e de cursos de pós-graduação ligados às áreas de entomologia e fitossanidade), instituições, empresas e profissionais de defesa agropecuária. A edição contou com o apoio da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq).

Com 54 capítulos, divididos em dois volumes, o livro começou a ser escrito em março de 2018 com a colaboração de pesquisadores, técnicos e pós-graduandos de universidades e institutos de pesquisa. No total, são 125 autores de 66 instituições (62 brasileiras e quatro do exterior). O primeiro volume é voltado aos aspectos básicos, desde a coleta de moscas-das-frutas até as estratégias do manejo integrado, passando pela taxonomia (tradicional e molecular), morfologia de ovos e de larvas, biologia, comportamento, parasitoides, técnicas de controle, monitoramento e tratamentos fitossanitários. O segundo volume aborda conhecimentos aplicados relacionados à importância econômica e aos registros das espécies de Anastrepha, suas plantas hospedeiras e parasitoides para todos os estados brasileiros.

Segundo Roberto Antonio Zucchi, professor sênior do Departamento de Entomologia e Acarologia da Esalq/USP e um dos editores da obra, as moscas-das-frutas estão entre as pragas mais importantes da fruticultura em todo o mundo e, devido à relevância econômica, esse grupo de insetos tem sido estudado intensamente também no Brasil.

“O conhecimento sobre as moscas-das-frutas, principalmente aquelas de importância agrícola, cresceu muito nas últimas décadas. Atualmente, há informações em todos os estados brasileiros sobre as relações com suas plantas hospedeiras e inimigos naturais. Além disso, houve grandes avanços em novas áreas de pesquisas, técnicas moleculares, genética, comportamento (feromônios) entre outras. Todos esses dados, porém, estavam dispersos em centenas de publicações científicas. A reunião dessas informações foi a motivação para a produção do livro”, explica.

NOVAS PERSPECTIVAS – Baseado em centenas de referências bibliográficas sobre moscas-das-frutas, discutidas por diversos pesquisadores em suas áreas de atuação, a obra favorece o estabelecimento de intercâmbios entre os pesquisadores, abrindo novas perspectivas de pesquisas sobre esse grupo de insetos, para além das linhas tradicionais. Também são editores do livro Aldo Malavasi (professor titular aposentado do Instituto de Biociências da USP), Ricardo Adaime (pesquisador A da Embrapa Amapá) e Dori Edson Nava (pesquisador A da Embrapa Clima Temperado).

PARA COMPRAR

Mais informações sobre valor e formas de aquisição, acesse o site da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz clicando aqui. Ou entre em contato pelo e-mail livros@fealq.org.br.

Confira abaixo vídeo com as principais contribuições do livro “Moscas-das-frutas no Brasil: conhecimento básico e aplicado”.