Os conceitos do negócio dentro do agro, os desafios e alternativas para manter a sustentabilidade no mercado e a importância da gestão de dados neste contexto deram o tom na primeira edição do Fórum Conexão Cepea, realizado na Sala BM&F da sede do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, na quinta-feira (09/10).
Com a presença de personalidades e uma platéia entretida nos ensinamentos ofertados ao longo do dia, a programação foi dividida em três painéis:
Gestão de Negócios Agropecuários: análise do risco de liquidez e de rentabilidade, baseada na obra “Gestão de Negócios Agropecuários com foco no patrimônio”, de autoria dos participantes do painel: Prof. Geraldo Barros, Prof. Lucilio Alves, Dr Mauro Osaki (Cepea) e o debatedor externo Bruno Fonseca, do Rabobank.
Gestão de propriedades rurais e novos negócios orientados por inteligência de dados, que reuniu o presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA), Ricardo Nicodemos; Larissa Mouro, assessora técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); Simonia Sabadin, CFO da Coopercitrus e CEO da Fincoop, André Ferreira, VP da SAP para agronegócio e mediação da pesquisadora e vice coordenadora do Cepea, Profa. Margarete Boteon.
Bioenergias – Etanol de cana, de milho e biodiesel de soja: inteligência de dados para decisões estratégicas num setor em transformação acelerada
Com Felipe Marques Bazzo, do Grupo Balbo, Mário Stênico, Head de Research e Trader Estrategista, Aline Garbari, Coordenadora de Qualidade e Biocombustíveis da Abiove e mediado pelo Prof. Lucilio Alves.
A importância dos dados e da comunicação, bem como a união de forças e esforços no educar e contribuir com o produtor rural para fazê-lo trazer a gestão por software no seu negócio também foi algo que mereceu atenção nos debates.
A Fealq esteve representada pelo diretor José Roberto Pereira de Castro, que enfatizou a importância de contar com eventos como este para refletir e trazer soluções às demandas do agronegócio.
O evento completo teve transmissão ao vivo pelo canal do Cepea no YouTube e pode ser conferido na íntegra, clicando aqui.