https://fealq.org.br/9o-agtech-day-reune-300-pessoas-para-discutir-tendencias-em-tecnologia-e-inovacao-no-agro/

Compartilhe:

9º Agtech Day reúne 300 pessoas para discutir tendências em tecnologia e inovação no agro

Após dois anos de pausa por conta da pandemia, o Agtech Day voltou a acontecer em Piracicaba (SP), no último dia 17 de novembro, tendo como foco as tendências em tecnologia e inovação no agronegócio. Em sua nona edição, o encontro promovido pela EsalqTec – Incubadora Tecnológica, em parceria com o Avance Hub, reuniu cerca de 300 participantes, entre empreendedores, representantes de startups, consultores, estudantes e pesquisadores, na sede da Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo).

O evento, realizado também com o apoio da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), tem como objetivo fortalecer e compartilhar conexões para novos negócios entre os principais atores de inovação e empreendedorismo do agro com o Vale do Piracicaba ou Agtech Valley.

“A cada edição escolhemos um tema de destaque e, desta vez, a ideia foi trazer uma visão mais futurista de tecnologias que deverão ser bem empregadas no agronegócio, entre elas o metaverso, blockchain, segurança de dados, rastreabilidade, inteligência artificial e 5G”, explicou Sergio Barbosa, gerente-executivo da EsalqTec.

Uma das protagonistas do Vale do Piracicaba, a EsalqTec, desenvolvida em conjunto com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), dá apoio e viabiliza a interação entre empresas de inovação do setor agrícola e pesquisadores, professores e laboratórios da universidade. Atualmente, soma cerca de 130 empresas (entre associadas e residentes), se posicionando como uma das principais incubadoras de base tecnológica do agro brasileiro.

“O principal papel da Esalqtec nesse movimento é transformar a ciência desenvolvida nos inúmeros laboratórios da Esalq em aplicação e tecnologia de fato”, destacou Felipe Pilau, presidente do Conselho Deliberativo da EsalqTec.

PARCERIA – Hub de inovação da Coplacana, o Avance Hub foi parceiro da EsalqTec na realização do Agtech Day pelo segundo ano. “Essa integração contribui para disseminar a cultura de inovação tanto para os nossos cooperados como para nossos colaboradores. E essas conexões são muito importantes para o Avance Hub”, reforçou Klever Coral, coordenador do hub.

A entrada para o evento foram 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão doados ao Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba.

*Crédito Foto: Eduardo Campos.