https://fealq.org.br/com-o-tema-atracao-de-recursos-para-pesquisa-e-desenvolvimento-2a-edicao-do-fealq-think-drink-repete-sucesso-da-estreia/

Compartilhe:

Com o tema ‘Atração de Recursos para Pesquisa e Desenvolvimento’, 2ª edição do Fealq Think & Drink repete sucesso da estreia

Evento é voltado a coordenadores de projetos realizados junto à Fealq; próximo será em 4 de outubro

O Fealq Think & Drink vem sendo muito bem recebido por coordenadores de projetos desenvolvidos junto à Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), e a segunda edição provou isso. Realizado no último dia 13 de setembro, o encontro reuniu docentes das três instituições parceiras da entidade – Esalq, Cena e FZEA – para um bate-papo bastante produtivo sobre atração de recursos para pesquisa e desenvolvimento. O próximo evento será no dia 4 de outubro, às 18h30.


A condução do tema central da segunda edição ficou por conta do CEO da Culturinvest, Cristiano Garcia, um dos fundadores da empresa, com vasta experiência em captação de recursos e gestão de investimentos para inovação em universidades e ICTs (Instituições Científica, Tecnológica e de Inovação).


Com uma fala didática, ele desenvolveu o assunto em três pontos: timing, oportunidade e conformidade. “Somente na intercessão desses pilares/ competências é que a captação de recursos acontece de forma constante e sistematizada. A atração de recursos é fruto de um processo organizado, com relacionamentos profissionais, éticos e de qualidade, que farão com que esse capital encontre o projeto em que deve chegar”, destacou Garcia, discorrendo também sobre as mudanças no ambiente das universidades.


“A partir de 2016, além do tripé ensino, pesquisa e extensão, as instituições de ensino superior passam a atuar como agente de inovação, empreendendo, tomando riscos, através de fundos patrimoniais, gerenciando redes e intermediando relações empresariais. Essa transformação em pouco tempo é uma mudança cultural dentro das universidades bastante grande e que demanda o que chamamos de Programa de Captação de Recursos”, disse.


SUCESSO DAS EDIÇÕES –
O diretor-presidente da Fealq, professor Nelson Massola, ressaltou a boa adesão do público ao Fealq Think & Drink, criado para promover um ambiente de diálogo e aproximação para reflexão de temas em torno do ensino, pesquisa, extensão e inovação. “A nossa primeira edição foi um sucesso, maior até do que esperávamos, com dois ilustres palestrantes da USP que nos mostraram caminhos e tendências da inovação na universidade, e a segunda não foi diferente, com ricas contribuições do Cristiano voltadas à atração de recursos para pesquisa e desenvolvimento.”


Criada em 1996, a Culturinvest Investimentos é uma empresa autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que, no final dos anos 90, iniciou um relacionamento com fundações de apoio por meio da gestão de recursos. Recentemente, a Fealq firmou parceria com a empresa, após aproximação feita em 2021 para o oferecimento de capacitação em fundos patrimoniais (endowments) a parceiros da entidade.

Confira abaixo alguns registros dessa 2ª edição.