Novos conselheiros da Fealq tomam posse para quadriênio 2023-2027
*Na foto acima, Bruno Schauff, presidente dos Conselhos Curadores da Fealq e da Fundação Agrisus de 2019 a 2023.
Os novos integrantes dos conselhos Curador e Fiscal da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) tomaram posse na última sexta-feira, 14, durante cerimônia realizada na sede da entidade, em Piracicaba (SP). Na ocasião, também foram empossados os novos representantes do Conselho Curador da Fundação Agrisus, com a qual a Fealq mantém um convênio de parceria para a administração de projetos desde 2001.
Em nome dos conselheiros eleitos de ambas as instituições para o quadriênio 2023-2027, o engenheiro agrônomo Manoel Pereira de Queiroz agradeceu e parabenizou aqueles que encerraram mandato, destacando a governança como uma das maiores evoluções dessa gestão. Reforçou, ainda, o compromisso assumido pelos novos membros visando garantir a qualidade dos trabalhos.
“A responsabilidade é muito grande, pelo legado deixado tanto pelo Dr. Fernando (Penteado Cardoso), no caso da Agrisus, como por todos que passaram pela Fealq, com destaque para o ex-aluno Alexandre Von Pritzelwitz ao doar uma fazenda em Londrina para essa fundação. Vocês podem esperar de nós todo comprometimento necessário para manter esse legado e o aperfeiçoamento contínuo da governança, pautada em princípios, transparência, equidade, responsabilidade corporativa e diversidade de pessoas e ideias”, disse Queiroz, ressaltando a importância da visão constante de futuro para um bom direcionamento das instituições.
Em um discurso emocionado, o conselheiro e engenheiro agrônomo Bruno Schauff também enalteceu as trajetórias de 46 anos da Fealq e de 22 anos da Agrisus, agradeceu pelo período em que esteve à frente dos Conselhos Curadores de ambas entidades, apresentou números alcançados durante a sua gestão (2019-2023) e não escondeu o entusiasmo e confiança com a sucessão apoiados na solidez econômica e financeira das fundações para seguir com os esforços de desenvolvimento e modernização.
“Foi um privilégio e uma honra trabalhar com pessoas tão especiais. Chegam agora para essa nova jornada profissionais da mais alta qualificação que certamente contribuirão e muito em favor da integridade e longevidade das fundações e das entidades por elas apoiadas”, disse, destacando como pontos fortes dos novos conselheiros a diversidade, sinergia e complementaridade de visões entre academia e mercado.
Schauff ressaltou, ainda, a essência das instituições. “São duas fundações diferenciadas, que têm no DNA o servir e o trabalhar pelos seus propósitos e suas missões. O sucesso está no resultado proporcionado para seus projetos e para as entidades para as quais elas trabalham. São fundações que têm alma e estão prontas para expandir por isso.”
HOMENAGENS – No evento, Schauff foi homenageado pelo conselheiro e engenheiro agrônomo Maurício Mendes. “Agregador, motivador e humano, Bruno liderou mudanças importantes com a modernização da gestão, consolidou mecanismo de governança com olhar constante nas questões de compliance e respeitando as leis, a ética e as regras inerentes às instituições. O Bruno estimulou a transparência das ações buscando caminhos para padronizar critérios claros. Além disso, na sua gestão, a Fealq se consolidou econômica e financeiramente, sendo hoje um exemplo de solidez e autonomia. Também capitaneou alterações de estatuto desta Fundação, que está pronto para ser votado pelo novo conselho, adequando-se aos novos tempos com os quais a academia irá conviver, de participação crescente da sociedade, de intensificação dos endowments e de aceleração dos processos de inovação”, disse.
Bruno e Maurício formaram-se pela Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) na mesma turma, em 1979. “Desde a graduação, o Bruno já dava exemplo de espírito de liderança e comprometimento. Nossa amizade nasceu nessa época, persistiu e cresceu.”
Durante a cerimônia de posse, também foram entregues certificados de homenagem e reconhecimento aos conselheiros que encerraram mandato. O evento contou, ainda, com a presença de autoridades e representantes de entidades parceiras, entre eles a diretora da Esalq/USP, professora Thais Vieira, o prefeito e a vice-prefeita do Campus USP Luiz de Queiroz, professores Luciano Mendes e Marli Fiore, respectivamente, e o diretor do Pecege, Daniel Sonoda.
NOVOS MEMBROS – Os novos integrantes dos conselhos – sete da Fealq e quatro da Agrisus – foram definidos no último dia 10 de março. Conforme rege o estatuto social, o Conselho Curador é o órgão soberano e deliberativo de ambas instituições. É composto por sete pessoas para um período de quatro anos de gestão, havendo renovação parcial a cada dois anos. A Fealq conta ainda com o Conselho Fiscal, órgão de controle interno, com três membros.
No Conselho Curador da Fealq, entraram os professores Roberto Sartori Filho e Lilian Amorim nos lugares de Sila Carneiro da Silva e Marisa Aparecida Bismara Regitano D’Arce de Baptista, além de Júlio César de Toledo Piza Neto, Manoel Pereira Queiroz e Paulo de Araújo Rodrigues, substituindo as posições ocupadas pelos conselheiros Bruno Schauff, Guilherme Bellotti de Melo e André Malzoni dos Santos Dias.
No Conselho Fiscal, entraram os professores Marcos Yassuo Kamogawa e Roberto Arruda de Souza Lima, no lugar de Sônia Maria De Stefano Piedade e Fernando Campos Mendonça, que presidiu este conselho de 2019 a 2023. Permanece no Conselho Fiscal até abril de 2025 o conselheiro Heitor Luis Gut Gastaldi.
Na Fundação Agrisus, Manoel Pereira de Queiroz, Marcelo Pereira de Carvalho e Rodolfo Tramontina de Oliveira e Castro assumiram as cadeiras dos conselheiros Bruno Schauff, Guilherme Bellotti e Júlio César de Toledo Piza Neto. No lugar de Marisa Aparecida Bismara Rigitano D´Arce de Baptista, foi eleito e empossado Fernando de Mesquita Sampaio, que continua ao lado dos conselheiros Hudson Wallace Pereira de Carvalho, Maurício Mendes e Miguel Cooper, na gestão do biênio 2023-2025.
Saiba mais sobre os novos representantes
CONSELHO CURADOR – FEALQ
Júlio César de Toledo Piza Neto é engenheiro agrônomo pela Esalq/USP (F92), produtor rural e conselheiro de empresas ligadas ao agro, como Kepler Weber, Boa Safra e Terra Santa. Também é fundador e sócio da Demeter, empresa de consultoria em gestão de risco.
Lilian Amorim é engenheira agrônoma e doutora pela USP (F81). Professora titular do Departamento de Fitopatologia e Nematologia da Esalq/USP, nos temas de epidemiologia, quantificação de danos e doenças de plantas frutíferas.
Manoel Pereira de Queiroz é engenheiro agrônomo pela Esalq/USP (F86), Superintendente de Agronegócio do Banco Alfa de Investimentos. Também é membro do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp (Cosag), do Conselho Consultivo da Associação de Ex-Alunos da Esalq (Adealq) e sócio do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).
Paulo de Araújo Rodrigues é engenheiro agrônomo pela Esalq/USP (F89), Diretor-executivo do Condomínio Agrícola Santa Izabel em Jaboticabal/SP e Diretor da Ceres Consultoria Agronômica. Também é conselheiro da Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto (Abag-RP), da Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba (Socicana), entre outras entidades.
Roberto Sartori Filho é médico veterinário (Unesp) e doutor pela Universidade de Wisconsin (EUA). Professor Associado do Departamento de Zootecnia da Esalq/USP, atua em Fisiologia e Biotecnologia Reprodutiva em Ruminantes. É também vice-presidente da Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões.
CONSELHO FISCAL – FEALQ
Marcos Yassuo Kamogawa é químico pela Universidade Estadual de Londrina e doutor pela Universidade Federal de São Carlos. Professor Associado da USP e Chefe do Departamento de Ciências Exatas na gestão 2022 a 2024, atuando principalmente na interface química e agricultura/meio ambiente. Coordena o grupo de extensão Universitária – Cepara e é consultor técnico da Abisolo.
Roberto Arruda de Souza Lima é engenheiro agrônomo pela Esalq/USP (F85), doutor em Economia Aplicada (USP), Professor Doutor do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq/USP. Foi prefeito do Campus USP Luiz de Queiroz entre 2018 e 2023. Atua com ênfase nas áreas de Economia Monetária, Mercados de Capital e Financeiro e aspectos econômicos e sociais da Equinocultura.
CONSELHO CURADOR – AGRISUS
Fernando de Mesquita Sampaio é engenheiro agrônomo pela Esalq/USP (F97) e diretor de sustentabilidade da Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes), tendo atuado ainda no mercado internacional de carnes na França.
Manoel Pereira de Queiroz é engenheiro agrônomo pela Esalq/USP (F86), Superintendente de Agronegócio do Banco Alfa de Investimentos. Também é membro do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp (Cosag), do Conselho Consultivo da Associação de Ex-Alunos da Esalq (Adealq) e sócio do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).
Marcelo Pereira de Carvalho é engenheiro agrônomo pela Esalq/USP (F92) e sócio fundador e CEO da empresa MilkPoint Ventures. Foi co-fundador da AgTech Garage, o principal hub para o ecossistema brasileiro de inovação do agronegócio.
Rodolfo Tramontina de Oliveira e Castro é engenheiro agrônomo pela Esalq/USP (F09) e sócio da Agriplanning, empresa especialista na avaliação e comercialização de ativos rurais. É também membro honorário do Instituto de Formação de Líderes de São Paulo e mentor voluntário do Projeto Gauss.
Notícias recentes