https://fealq.org.br/balanco-do-segundo-semestre-de-2025-avancos-fortalecem-a-fealq-e-impulsionam-nosso-futuro/

Compartilhe:

Balanço do segundo semestre de 2025: avanços fortalecem a Fealq e impulsionam nosso futuro

Encerramos 2025 com avanços significativos para a Fealq, o que nos faz acreditar que estamos no rumo certo. Após um primeiro semestre marcado por importantes iniciativas e conquistas em todas as áreas, mantivemos o ritmo nos últimos seis meses, alcançando resultados que reforçam nosso compromisso com a excelência na prestação de serviços voltados ao ensino, à pesquisa, à extensão e à inovação.

 

Um dos destaques desta reta final foi o resultado histórico da Pesquisa de Atendimento 2025, enviada aos coordenadores de projetos junto à Fundação. Este ano, obtivemos recorde absoluto nas participações, comparado aos anos anteriores. As avaliações foram extremamente positivas: 95% dos participantes atribuíram notas máximas ao atendimento e a probabilidade de indicarem a Fealq é de mais de 95%. Esses indicadores refletem o comprometimento diário de nossas equipes e reafirmam a confiança de nossos clientes em nossos serviços.

 

Com a proposta de seguirmos alinhados às necessidades dos coordenadores, realizamos a segunda reunião do Comitê de Clientes, consolidando um espaço de diálogo que contribui para a discussão de assuntos estratégicos e a validação das diretrizes para o planejamento de 2026.

 

Como resultado do trabalho iniciado no primeiro semestre, a Fealq foi habilitada a realizar a gestão administrativa e financeira de projetos fomentados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), tendo como primeiro projeto em andamento o Centro de Pesquisa em Carbono na Agricultura Tropical (CCarbon/USP), no âmbito do programa CEPID – Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fapesp. Sem dúvida, um grande passo para nossa Fundação, que amplia sua atuação na promoção da ciência e inovação, reforçando o papel de ponte entre universidades, agências de fomento e sociedade. 

 

Outra boa notícia que recebemos com entusiasmo foi a publicação da recente Portaria da Universidade de São Paulo (USP), em outubro, que regulamenta as parcerias entre a USP e as fundações de apoio. Conveniada à USP desde 2012, a Fealq mantém Acordo de Cooperação com a universidade, e está plenamente em conformidade com esta diretriz. Trata-se de um avanço que fortalece nossa atuação como gestora administrativa e financeira de projetos acadêmico-institucionais.

 

Neste segundo semestre, também avançamos com o nosso Programa de Apoios. Recebemos os novos docentes beneficiados pelo programa, que receberam auxílio financeiro para iniciarem sua jornada acadêmica. Participaram desta edição do encontro o dobro de novos docentes do ano anterior, o que reafirma a relevância desse acolhimento, em seu terceiro ano de realização.

 

Ainda sobre o Programa de Apoios, anunciamos a atualização do calendário de 2025 com a inclusão de novas chamadas nos meses de setembro e outubro, ampliando as oportunidades para os alunos, professores e pesquisadores das unidades parceiras. Em 2026, manteremos o mesmo montante de recursos para o programa, reafirmando o compromisso da Fundação com o fortalecimento das atividades acadêmicas, de pesquisa e inovação.

 

Nosso compromisso com o diálogo e o fortalecimento da rede de inovação também esteve presente nos últimos meses. Realizamos em setembro o último Fealq Think & Drink do ano, que chegou à sua 15ª edição com a palestra do diretor do CCarbon/USP, professor Carlos Eduardo Cerri, “CCarbon – Construindo pontes entre a universidade e o setor privado”, encerrando a temporada 2025 deste evento, que se consagrou um importante espaço de diálogos acerca de temas relevantes para o público acadêmico.

 

Participamos de várias agendas voltadas à inovação, visando a preparação para a gestão do futuro Parque Científico e Tecnológico da Esalq/USP, em Piracicaba. Entre elas, a Sociedade Rural do Paraná (SRP) com o objetivo de desenvolver projetos conjuntos e ampliar o potencial de pesquisa e de rede entre as instituições. Em agosto, embarcamos em uma missão internacional com o objetivo de conhecer os parques tecnológicos das universidades de Illinois e de Purdue, nos Estados Unidos. Com a proposta de fortalecer o intercâmbio entre fundações de apoio, visitamos a Fundep – Fundação de Apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Funcamp – Fundação de Desenvolvimento da Unicamp, e a Funape – Fundação de Apoio à Pesquisa da Universidade Federal de Goiás.

 

Em busca de atualização, networking e troca de experiências, a Fealq marcou presença no 8º Congresso do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior (Confies), realizado em outubro, que reuniu dirigentes de fundações de apoio, autoridades governamentais, representantes de órgãos de controle e pesquisadores de ciência, tecnologia e inovação. Com o tema “Fundações de Apoio: Inovações Tecnológicas, Sustentabilidade e Sociedade”, o 8º Congresso Confies trouxe a oportunidade de atualização de temas relevantes ao ambiente das fundações de apoio, além de propiciar a interação entre as instituições.

 

Nossa Editora Fealq também brilhou neste semestre. Em julho, esteve entre as finalistas da 2ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico com duas obras na categoria Ciências Agrárias e Ciências Ambientais: “Agricultura familiar: marketing ético; onde o amor e o alimento se unem para sempre” e “Hidrologia: conceitos e exercícios com aplicações práticas”, o que garantiu sua participação na Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México. Em novembro, marcou presença na COP30, em Belém, com a obra “Saúde do Solo em Ecossistemas Tropicais”, contribuição do CCarbon/USP aos debates globais sobre mudanças climáticas.

 

As unidades da Fealq também contribuíram para o sucesso da Fealq em 2025. Nossa filial de Pirassununga completou dois anos em dezembro atuando em parceria com a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da (FZEA/USP), atualmente com 105 projetos em andamento.

 

A Fazenda Figueira, filial em Londrina, que completou 25 anos em abril deste ano, fez a doação de R$ 80 mil ao Hospital do Câncer de Londrina (HCL), resultado da renda obtida do Simpósio de Pecuária de Corte Intensiva, reforçando seu papel social para a comunidade. Também foi destaque no Encontro da Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões (SBTE), realizado em agosto na Bahia, com estudo conduzido em sua Estação Experimental, consolidando-se como espaço de experimentação e desenvolvimento científico.

 

O conjunto dessas realizações reflete o comprometimento da equipe, a confiança dos nossos parceiros e a capacidade da Fealq de crescer de forma consistente.

 

Ao olharmos para 2026, ano em que celebraremos 50 anos, renovamos nosso compromisso com a excelência e com a construção de uma Fundação cada vez mais transparente e alinhada às necessidades da comunidade acadêmica e da sociedade. Estamos preparando uma programação especial para comemorar esse marco histórico, pautada na trajetória construída e projetando o futuro que desejamos.

 

Seguimos confiantes e motivados para mais um ciclo de conquistas. Muito obrigado a todos que caminham ao nosso lado.

 

José Baldin Pinheiro
Diretor-presidente da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz – Fealq

Pular para o conteúdo