https://fealq.org.br/revista-de-agricultura-avanca-na-classificacao-qualis-capes/

Compartilhe:

Revista de Agricultura avança na classificação Qualis CAPES

A Revista de Agricultura, que em 2026 completa 100 anos de existência, avançou na avaliação do Qualis CAPES, passando do estrato B4 para B3 na classificação referente ao quadriênio 2021–2024. O resultado foi divulgado no dia 14 de janeiro pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

 

A avaliação Qualis CAPES classifica periódicos científicos em oito estratos, de A1 a B4, com base em critérios como qualidade dos artigos, periodicidade, corpo editorial, difusão e indexação em bases de dados internacionais.

 

De acordo com o editor-chefe da revista, Prof. Dr. Carlos Eduardo de Freitas Vian, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq/USP, os resultados do Qualis 2021–2024 demonstram uma evolução em relação ao quadriênio anterior (2017–2020), elevando o estrato de B4 para B3 em todas as áreas de atuação.

 

Fundada em 1926 pelos professores Nicolau Athanassof, Octavio Domingues e Salvador de Toledo Piza Junior, docentes da Escola Agrícola Luiz de Queiroz, atual Esalq/USP, a Revista de Agricultura foi pioneira na divulgação científica na área agrícola no Brasil, ampliando o alcance de todo o conhecimento gerado no campus da universidade. Próximo de completar 100 anos, o periódico nunca teve sua publicação interrompida, sendo uma dos mais longevos do meio acadêmico. Em 2025, a revista passou por um processo de reestruturação, que incluiu a retomada de seu nome original, a constituição de um novo Conselho Editorial e a adoção de uma nova identidade visual.

 

Os resultados completos e comparativos do Qualis CAPES podem ser consultados no sistema Sucupira, clicando aqui e selecionando o período de avaliação e informando o ISSN da revista (2318-2407).

Pular para o conteúdo