https://fealq.org.br/prorrogado-prazo-de-submissao-de-artigos-para-edicao-dos-50-anos-do-proalcool-2/

Compartilhe:

Prorrogado prazo de submissão de artigos para edição dos 50 anos do Proálcool

Os trabalhos podem agora ser submetidos até o dia 31 de março de 2026, tendo como foco discutir as contribuições do programa para o desenvolvimento do setor sucroalcooleiro e da cadeia produtiva de cana-de-açúcar

 

 A Revista de Agricultura prorrogou o prazo final para a submissão de artigos relacionados ao Programa Nacional do Álcool (Proálcool), que recentemente completou 50 anos de criação. Os trabalhos aprovados para publicação farão parte de edição online especial do periódico. Anteriormente estipulado para dezembro de 2025, o prazo de submissão foi ampliado para o dia 31 de março de 2026, possibilitando a participação de um maior número de pesquisadores na edição. O envio dos artigos deve ser feito por meio do site da Revista de Agricultura.

 

O objetivo da publicação é estimular a produção de conteúdos e discussões em torno das contribuições do programa para a evolução do setor sucroalcooleiro e as transformações agrícolas na cultura da cana-de-açúcar, tais como modelos de cultivo, uso de defensivos, novos cultivares, mecanização, organização das atividades produtivas, logística, entre outros.

 

Para conhecer todos os detalhes do edital, basta acessar o link para o edital clicando aqui

 

Cinco décadas – Criado em 1975, o Proálcool visou incentivar a produção nacional e o uso de álcool combustível, também conhecido como etanol. A medida tinha como objetivo apresentar uma alternativa viável à gasolina no mercado brasileiro. Nos anos 1970 o mundo atravessou um período de forte crise no petróleo, sendo o Brasil fortemente dependente da importação de combustíveis. O programa transformou o setor sucroalcooleiro no país, impactando positivamente a economia e permitindo uma série de avanços tecnológicos. 

 

Revista de Agricultura – Fundada em 1926 na então Escola Agrícola Luiz de Queiroz, atual Esalq/USP, o periódico foi pioneiro na difusão de pesquisas ligadas às Ciências Agrárias no País. Prestes a completar 100 anos de publicação ininterrupta, ele passou a ser totalmente online a partir de 2017, quando teve seu nome alterado para Brazilian Journal of Agriculture (BJA), publicando apenas artigos em inglês.

Neste ano, a Revista de Agricultura retomou o seu título original, acompanhado de uma série de mudanças, como a criação de um Conselho Editorial e a renovação no quadro de Editores Associados. O periódico passou a também receber e a publicar artigos em português, inglês ou espanhol.

 

Conheça um pouco mais da história e das atuais diretrizes da Revista de Agricultura em seu site. Basta clicar aqui. 

Pular para o conteúdo