Fealq iniciou 2020 com mudanças na Diretoria; veja a composição
A Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) constituiu sua nova Diretoria na segunda-feira, 13 de janeiro, após a saída do professor Sergio De Zen, que deixou a função de Diretor-presidente da instituição para assumir um cargo no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a convite da ministra Tereza Cristina.
Com a renúncia do professor Sergio, o Conselho Curador da Fundação elegeu o professor Nelson Sidnei Massola Júnior, chefe do Departamento de Fitopatologia e Nematologia da Esalq/USP, como novo Diretor-presidente. Nelson já era um dos membros da Diretoria eleita para o período 2019-2022, assim como Flávio Augusto Portela Santos, professor titular do Departamento de Zootecnia da Escola, que permanece no quadro de diretores da entidade.
O Conselho Curador elegeu ainda Carlos Eduardo Pellegrino Cerri para completar o trio que compõe a Diretoria da instituição. Filho do ex-diretor do Cena/USP, professor Carlos Clemente Cerri, Carlos Eduardo é professor e vice-chefe do Departamento de Ciência do Solo da Esalq/USP.
O novo Diretor-presidente destacou a importância de se dar continuidade às ações de modernização dos serviços prestados pela Fundação à comunidade acadêmica. “Em 2019, trabalhamos arduamente na reestruturação dos processos e de recursos humanos da Fealq, com vistas a melhorar, modernizar e dar transparência ao nosso trabalho. Colheremos os frutos em 2020”, avalia o professor Nelson.
De Zen ficou um ano à frente da entidade e, nesse período, implantou uma série de iniciativas buscando o reposicionamento estratégico da Fealq. O novo diretor-presidente destaca que “Sergio dedicou-se intensamente à Fundação. Com sua visão holística, iniciou importantes mudanças que conferirão eficiência e transparência à instituição. Só temos a agradecê-lo.”
O presidente do Conselho Curador da Fundação, Bruno Schauff, também reconheceu o trabalho do ex-diretor, agradecendo-o pelas ações desenvolvidas. “Deu importante contribuição para a Fealq e se destacou pela sua liderança, visão e dinamismo”, declarou. Também fazem parte do conselho: André Luiz Monteiro Novo, André Malzoni dos Santos Dias, José Djair Vendramim, Guilherme Bellotti de Melo, José Albertino Bendassolli e Ricardo Caiuby de Faria.
A FUNDAÇÃO
A Fealq é parceira de grupos formados por profissionais da Esalq, do Cena e da FZEA (Pirassununga), todos da USP, oferecendo apoio jurídico e gestão financeira e de recursos humanos. Em 2019, a Fealq gerenciou cerca de 530 projetos, além de centenas de eventos e cursos de especialização.