https://fealq.org.br/agricultura-familiar-e-cooperativismo-ganham-obra-inedita-sobre-planejamento-estrategico-de-marketing/

Compartilhe:

Agricultura familiar e cooperativismo ganham obra inédita sobre planejamento estratégico de marketing

José Luiz Tejon coordenou e é um dos autores do livro, que traz textos de especialistas na área de Marketing. Lançamento oficial ocorre no 9º Congresso Mulheres no Agro, em São Paulo

A agricultura familiar ocupa um espaço relevante dentro do agronegócio brasileiro, sendo responsável por gerar renda e oportunidades no campo com a produção de alimentos de alta qualidade a preços competitivos. Neste contexto, as cooperativas desempenham um papel central ao aglutinar inúmeros produtores familiares em diversas atividades produtivas, oferecendo assistência técnica, suporte tecnológico e melhores condições de comercialização de seus produtos.

 

Mesmo com tamanha importância, a agricultura familiar ainda não dá a devida atenção ao marketing. Com isso, essa gama enorme de produtores deixa de apresentar as características de sua produção, as ações em prol do meio ambiente, os diferenciais e a qualidade de seus produtos. Para preencher essa lacuna, a Editora Fealq acaba de lançar o livro “Agricultura Familiar: Marketing Ético”, coordenado e escrito pelo publicitário José Luiz Tejon, pioneiro no Marketing voltado ao agronegócio, acompanhado de textos elaborados por especialistas em comunicação, marketing e legislação agrária.

 

Planejamento de Marketing – A obra traz os detalhes de como estabelecer um plano de marketing direcionado a pequenas propriedades rurais, explicando conceitos e aplicações de metodologias modernas, como o Design Thinking. O livro também aborda o cooperativismo, ressaltando como esse modelo de negócio tem atuado no suporte e desenvolvimento da agricultura familiar. O leitor encontra ainda um capítulo específico, em linguagem acessível, sobre Direito Agrário e Tributário direcionado a esse perfil de produtor rural. Este, tema fundamental para a adequada gestão da propriedade no campo.

 

“Para tratar deste e todos os assuntos abordados na obra, contamos com a colaboração e autoria de especialistas em Design Thinking e profissionais conectados com as atuais exigências de rastreabilidade nos supermercados, Ciência, tecnologia e com a arte do planejamento estratégico fundamentado no Marketing”, comenta o autor e coordenador da obra, José Luiz Tejon.

 

Entre os nomes que participam do livro estão os especialistas: Adélia Franceschini, Adriana Bandeira de Mello, Camila Macedo Soares, Coriolano Xavier, Doly Ribeiro Jr., Edy Wilson Serpa, Giampaolo Buso, Juliana T. Gazini dos Santos e Victor Megido.

 

Importância da Agricultura Familiar – No mundo, há 550 milhões de pequenos agricultores familiares. O desenvolvimento deste perfil de agricultura é essencial para a segurança alimentar, energética e ambiental do planeta, assim como para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), onde as quatro primeiras se relacionam ao Combate à Fome, Pobreza, Desigualdade e Saúde. “Os programas envolvendo agricultura familiar, quando bem conduzidos, com visões de planejamento e competência de Marketing, promovem efetivamente a emancipação dos pequenos nas comunidades, assentamentos, quilombolas, áreas indígenas e no cooperativismo”, explica Tejon.

 

A obra é indicada para produtores rurais, estudantes, profissionais, líderes e dirigentes de associações e de organizações com ou sem fins lucrativos envolvendo setores de alimentos, energia, fibras e meio ambiente. Da mesma forma, esta é uma obra que pode ser utilizada por órgãos governamentais e organizações envolvidas com o desenvolvimento da agricultura familiar, assim como pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 

Lançamento do livro – Nos dias 23 e 24 de outubro, o livro “Agricultura Familiar: Marketing Ético” será lançado oficialmente durante o 9º Congresso Nacional Mulheres no Agro, que acontece em São Paulo/SP, onde o autor estará presente para sessões de autógrafos.

Inicialmente, o livro está disponível para a venda em seu formato impresso. Em breve, também estará disponível em e-book à venda nas principais plataformas digitais, como Amazon, Apple Books, Google Play, Kobo, Ubook e Barnes&Nobles.

 

Para comprar – Mais informações sobre valor e formas de aquisição, acesse o site da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), clicando aqui. Ou entre em contato pelo e-mail livros@fealq.org.br.

 

Autor e Coordenador – José Luiz Tejon é um dos pioneiros no marketing para o agronegócio, sendo considerado uma das maiores autoridades na área. Doutor em Educação pela UDE/Uruguai e Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie, é jornalista e publicitário formado pela Cásper Líbero, além de administrador com ênfase em Marketing com especializações em Harvard, Pace University e MIT-EUA. Conferencista de renome internacional, possui uma respeitada carreira acadêmica, atuando ainda como consultor, conferencista, conselheiro e escritor. É fundador da TCA International e sócio-diretor da agência de publicidade Biomarketing, ocupando cargos como o de conselheiro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) e da Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio (ABMRA). Ao todo, é autor e coautor de 35 livros.

Pular para o conteúdo