Aos 94 anos e uma sabedoria inspiradora, o engenheiro agrônomo e professor Urgel de Almeida Lima lançou, na manhã do último dia 29 de junho, seu livro Aguardente de Cana-de-açúcar. O evento de lançamento aconteceu na Biblioteca Central da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), reunindo representantes da academia, amigos e familiares do autor para um bate-papo seguido de sessão de autógrafos.
A obra, publicada pela Editora Fealq, retrata os principais processos que envolvem a fabricação de aguardente de cana-de-açúcar, sua evolução e desafios. Atualiza pontos centrais debatidos na edição de 1999 de “Aguardente – Fabricação em Pequenas Destilarias” – escrito pelo mesmo autor –, além de agregar temas relevantes para o futuro da produção desta bebida em uma perspectiva de médio e longo prazos.
Em um discurso emocionado, Urgel relembrou sua trajetória na Esalq, enaltecendo pessoas que contribuíram para o seu interesse em seguir nas áreas de tecnologia e fermentação industrial. Entre os agradecimentos, destacou a Editora Fealq pela produção e oportunidade de apresentar sua obra em um evento de lançamento. “Eu tive a honra de participar da criação da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz e hoje eu quero cumprimentar o seu diretor-presidente pelo trabalho que ele vem conduzindo na Fealq, demonstrando realmente a importância para a agricultura brasileira. Agradeço ao professor Nelson a oportunidade de publicar este livro, maravilhosamente concebido; me traz uma quantidade enorme de emoções. Foi o primeiro livro na vida que eu lancei em um evento como esse”, declarou o autor, que já publicou pela Editora Fealq outras obras, entre as quais: Aguardente – Fabricação em Pequenas Destilarias (1999), Agroindustrialização de Frutas (3ª edição – 2018) e Engenheiros Agrônomos e Alimentos: Reflexões sobre uma Profissão Permanentemente Atual (2021).
A fala do diretor-presidente da Fealq, Nelson Massola, também foi marcada por emoção. “É um prazer um imenso estar aqui presente ao lado de um ícone e de um patrimônio da Esalq. O professor Urgel é uma fonte inesgotável de informação; foi meu professor na graduação, com quem aprendi muito. Além disso, frequentei bastante essa Biblioteca que estamos aqui hoje, para estudar matéria passada pelo professor Urgel, ler livros editados por ele, de modo que para mim esse momento é muito simbólico. É emotivo demais participar desse lançamento. E quando o professor Urgel nos procurou, não poderia ter sido diferente: a Editora Fealq prontamente abrigou a sua obra.”
A diretora da Esalq, Thais Vieira, ressaltou a importância do livro para o fortalecimento da história da universidade. “É uma honra para a Esalq poder participar desse lançamento que simboliza muito. A Escola é conhecida por todas as suas qualidades, posições nos rankings internacionais, pela rede de egressos e muito também pela sua cachaça, que é resultado de uma longa história. O livro ficou belíssimo e vai nos permitir mostrar ainda mais o que fazemos.”
PARA COMPRAR
Mais informações sobre valor e formas de aquisição, acesse o site da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz clicando aqui. Ou entre em contato pelo e-mail livros@fealq.org.br.
Urgel de Almeida Lima
Engenheiro Agrônomo pela Esalq/USP (1951) e professor titular do Depto. de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Esalq/USP (aposentado). Especializou-se em Tecnologia do Álcool na Écoles Nationale des Industries Agricoles et Alimentaires, na França, e em Fermentação Industrial no Departamento de Fermentaciones Industrialies do Patronato Juan de la Cierva, na Espanha. Foi professor de Tecnologia de Fermentações na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, entre 1971-2000. Durante todo o seu período profissional atuou como consultor técnico-científico nacional e internacional em questões ligadas aos processos de fermentação alcoólica. É também um dos instituidores da Fealq, tendo atuado como Presidente do Conselho Curador e Diretor da Fundação.
Mais notícias sobre a FEALQ, CLIQUE AQUI