https://fealq.org.br/cartilha-reune-textos-sobre-o-uso-de-madeiras-exoticas-na-confeccao-de-toneis/

Compartilhe:

Cartilha reúne textos sobre o uso de madeiras exóticas na confecção de tonéis

Lançamento da Editora Fealq, a obra é parte integrante do evento “Desafios e Tendências na Produção de Aguardente”, o qual discutiu a utilização do eucalipto como opção para a tanoaria

 

A cartilha “Uso de madeira exótica na fabricação de tonéis”, com textos do Prof. Urgel de Almeida Lima, lançamento da Editora Fealq, já está disponível para download gratuito. O material integra as discussões realizadas no evento “Desafios e Tendências na Produção de Aguardente”, organizado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, da Esalq/USP, e que teve o apoio do Programa de Apoios da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq).

 

O evento realizado no dia 08 de outubro reuniu docentes da Esalq para debater questões ligadas à fabricação de tonéis para armazenamento e envelhecimento da aguardente, especialmente a partir dos resultados de pesquisa desenvolvida na instituição com o uso do eucalipto como opção para a tanoaria. O estudo visou avaliar a viabilidade desta madeira na produção dos tonéis e seu impacto em aspectos organolépticos da bebida.

 

Com textos escritos pelos especialistas em processos fermentativos de destilados, Prof. Urgel de Almeida Lima, a cartilha contextualiza e amplia a discussão do tema, ressaltando a importância da madeira para as características de qualidade da aguardente. “O armazenamento em recipientes de madeira enriquece a qualidade da aguardente porque a estrutura vegetal permite reações bioquímicas complementares na bebida. A reserva feita em tanques de aço não oferece a mesma reação”, comenta. 

 

Ao todo, a cartilha é composta por seis artigos curtos e de fácil compreensão para todos os públicos, facilitando a difusão do conhecimento e da tradição na produção desta bebida e de tonéis. Para fazer o download do material, basta clicar aqui.

 

Sobre o autor – Referência internacional em processos fermentativos de destilados, Urgel de Almeida Lima é engenheiro agrônomo graduado pela USP em 1951. Na Esalq/USP lecionou no período de 1952 a 1987, ocupando cargos como o de Chefe do Departamento de Tecnologia e o de vice-diretor. Professor Titular pela USP, se especializou em Tecnologia do Álcool na França e em Fermentação Industrial na Espanha.

Pela Editora Fealq lançou diversas obras, entre as quais: Aguardente – Fabricação em Pequenas Destilarias (1999), Agroindustrialização de Frutas (3ª edição – 2018), Engenheiros Agrônomos e Alimentos: Reflexões sobre uma Profissão Permanentemente Atual (2021) e Aguardente de Cana-de-açúcar (2023), que foi semifinalista do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024 na categoria Ciência de Alimentos e Nutrição.

 

Pular para o conteúdo