https://fealq.org.br/com-apoio-da-fealq-onca-parda-agata-do-zoo-de-piracicaba-passa-por-cirurgia-nos-olhos/

Compartilhe:

Com apoio da Fealq, onça-parda Ágata, do Zoo de Piracicaba, passa por cirurgia nos olhos

A onça-parda Ágata, do Zoológico Municipal de Piracicaba, passou por cirurgia na última sexta-feira, 23, para tratar um edema de córnea, uma inflamação no globo ocular e uma distrofia. A Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ) cobriu parte dos custos com implantes, medicamentos anestésicos e pós-cirúrgicos.

Para realizar o procedimento, que durou cerca de três horas e foi considerado bem-sucedido, a equipe técnica do zoológico contou com a ajuda de veterinários voluntários. A onça também passou por uma bateria de exames.

Segundo a médica veterinária do Zoo, Camilla Xavier Mendes, no olho esquerdo foi realizada a cirurgia do Flap de Gundersen, para tratar um edema de córnea e uma distrofia endotelial. A onça-parda também recebeu nos dois olhos implantes de ciclosporina, medicamento que regula a produção de lágrimas e é eficaz no controle da uveíte, inflamação na camada média do globo ocular. 

FEALQ – Para o diretor-presidente da Fealq, professor Nelson Sidnei Massola Júnior, a iniciativa de abraçar a causa está alinhada aos projetos de alcance social e de desenvolvimento humano apoiados pela Fundação no intuito de contribuir com a comunidade. “A Fealq tem como missão promover o desenvolvimento científico, econômico e social do país, que engloba ações ligadas às comunidades onde está inserida”, destacou.

A equipe do Zoo também teve o apoio da empresa Engemaia na compra dos implantes, do laboratório Animal Labor, com exames, e do Cesvet (Centro de Especialidades Veterinárias), com raio-x.

Diretora do Zoo, Camila de Miranda Silva e Chaves disse que o momento é delicado e ressaltou a importância do apoio recebido para a continuidade do trabalho visando a conservação e o bem-estar animal, estendendo o agradecimento a todos os colaboradores.

A onça também foi diagnosticada com catarata e precisará passar ainda por outra cirurgia para tratá-la. Esse procedimento não tem data prevista.

Com informações do CCS (Centro de Comunicação Social) da Prefeitura Municipal de Piracicaba.
Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Piracicaba

 

Para assistir ao vídeo publicado pelo G1 Piracicaba clique aqui.

 
Mais notícias sobre a FEALQ, CLIQUE AQUI