https://fealq.org.br/conselhos-curador-e-fiscal-da-fealq-tem-renovacao-parcial/

Compartilhe:

Conselhos Curador e Fiscal da Fealq têm renovação parcial

As alterações de ambos os conselhos foram conduzidas pelo Conselho Curador no último dia 10 de março

O Conselho Curador da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) definiu no último dia 10 de março, em sua 5ª reunião extraordinária, sete novos membros para este órgão e o Conselho Fiscal. Cinco representantes tomarão posse no próximo dia 12 de abril, para um período de quatro anos. As mudanças seguem a renovação parcial prevista em estatuto a cada dois anos.

 

Para o Conselho Curador, os professores Roberto Sartori Filho (Departamento de Zootecnia da Esalq/USP) e Lilian Amorim (Departamento de Fitopatologia e Nematologia da Esalq/USP) substituíram, no último dia 10 de março, as cadeiras dos professores Sila Carneiro da Silva e Marisa Aparecida Bismara Regitano D’Arce de Baptista. Ao lado do professor Hudson Wallace Pereira de Carvalho, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP) e de Maurício Lemos Mendes da Silva, eles permanecem até abril de 2025.

 

Ainda, no Conselho Curador, a partir do próximo dia 12 de abril, assumem: Júlio César de Toledo Piza Neto, Manoel Pereira Queiroz e Paulo de Araújo Rodrigues, todos ex-alunos da Esalq/USP e com sólida experiência profissional. Eles substituirão posições ocupadas pelos conselheiros Bruno Schauff, Guilherme Bellotti de Melo e André Malzoni dos Santos Dias, que concluem seus mandatos.

 

No Conselho Fiscal, entrarão Marcos Yassuo Kamogawa, chefe do Departamento de Ciências Exatas da Esalq/USP, e Roberto Arruda de Souza Lima, Professor Doutor no Departamento de Economia, Administração e Sociologia também da Esalq/USP. Eles assumem os lugares de Sônia Maria De Stefano Piedade e Fernando Campos Mendonça, que presidiu este conselho de 2019 a 2023. Permanece no Conselho Fiscal até abril de 2025 o conselheiro Heitor Luis Gut Gastaldi.

 

MISSÃO – “Foram eleitas pessoas de reconhecidas capacidade e legitimidade, elevado senso de missão e talento, que irão assegurar o dinamismo e o crescimento sustentável da Fundação no cumprimento do seu papel de apoiar as instituições parceiras”, destaca o atual presidente do Conselho Curador, Bruno Schauff, à frente deste órgão durante a gestão 2019-2023.

 

Resumo dos novos conselheiros:

 

Conselho Curador

Julio Toledo Piza é produtor rural, conselheiro de diversas empresas ligadas ao agronegócio como Kepler Weber, Boa Safra e Terra Santa. Além disso, é fundador e sócio da Demeter, empresa de consultoria em gestão de risco. Na sua carreira, acumulou experiências como CEO da BrasilAgro e sócio da McKinsey & Co. É formado em engenharia agronômica pela ESALQ/USP (1992) e MBA pela Columbia University.

 

Lilian Amorim é engenheira agrônoma pela Universidade de São Paulo (1981), mestre em Fitopatologia pela Université Paris XI (1984) e doutora em Agronomia (Fitopatologia) pela USP (1990). Atualmente é Professora Titular do Departamento de Fitopatologia e Nematologia da Esalq/USP. Atua principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, quantificação de danos, doenças de plantas frutíferas.

 

Manoel Pereira Queiroz é engenheiro agrônomo pela Esalq/USP (1986), com especialização em Qualidade Total e Agricultura Empresarial pela UFLA e MBA em Finanças Corporativas pelo Insper. Atualmente é Superintendente de Agronegócio do Banco Alfa de Investimentos. Foi executivo dos Bancos Noroeste, BBA Creditanstalt, Itaú BBA, Votorantim e Rabobank, sempre atuando no financiamento e estruturação de soluções financeiras para o agronegócio brasileiro. Foi também executivo financeiro de agroindústria, empresário no Estado de Mato Grosso e consultor de empresas. É membro do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp (Cosag), do Conselho Consultivo da Associação de Ex-Alunos da Esalq (Adealq) e sócio do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), onde participou do Grupo de Trabalho do Agronegócio (GTA) em 2019.

 

Paulo de Araújo Rodrigues é engenheiro agrônomo pela Esalq/USP (1989), com especialização em Administração de Empresas pela FEA/RP (1999). Atualmente é Diretor-executivo do Condomínio Agrícola Santa Izabel em Jaboticabal/SP, onde produz cana-de-açúcar, soja, milho e pecuária de corte; Diretor da Ceres Consultoria Agronômica; Conselheiro de administração do Condomínio Agrícola Serra Vermelha em Sambaíba/MA, onde produz soja, milho e pecuária de corte; Conselheiro da Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto (Abag-RP); e Conselheiro da Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba (Socicana).

 

Roberto Sartori Filho possui graduação (1992), residência (1995) e mestrado (1997) em Medicina Veterinária pela FMVZ, Unesp, Botucatu e doutorado (2002) e pós-doutorado (2003) em Dairy Science pela Universidade de Wisconsin – Madison, EUA. Atualmente é Professor Associado junto ao Departamento de Zootecnia da Esalq/USP e é Professor e orientador no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e Pastagens da Esalq, tendo ênfase em pesquisa na área de Fisiologia e Biotecnologia Reprodutiva em Ruminantes. Nos anos de 2023 e 2024 atua como Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões (SBTE).

 

Conselho Fiscal

Marcos Yassuo Kamogawa é químico pela Universidade Estadual de Londrina (1997), com mestrado e doutorado na área pela Universidade Federal de São Carlos (2001 e 2004 respectivamente). Atualmente é professor Associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Química analítica, com ênfase em Análise de metais em baixa concentração, preparo de amostras e instrumentação analítica, atuando principalmente na interface química e agricultura/meio ambiente. Coordena o grupo de extensão Universitária – Cepara. Atua como consultor técnico da Abisolo. Está como Chefe do Departamento de Ciências Exatas na gestão 2022 a 2024.

 

Roberto Arruda de Souza Lima é doutor em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo em 2003. Atualmente é Professor Doutor do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq/USP. Foi prefeito do Campus USP Luiz de Queiroz entre 2018 e 2023. Atua na área de Economia, com ênfase nas áreas de Economia Monetária, Mercados de Capital e Financeiro e aspectos econômicos e sociais da Equinocultura.