https://fealq.org.br/corredor-caipira-debate-com-sao-pedro-e-santa-maria-da-serra-a-realizacao-de-acoes-de-restauracao-florestal/

Compartilhe:

“Corredor Caipira” debate com São Pedro e Santa Maria da Serra a realização de ações de restauração florestal

Iniciativa patrocinada pela Petrobras visa a conservação da fauna e da flora e recebeu apoio dos prefeitos de ambos os municípios do interior paulista

 

Foram dados os primeiros passos para minimizar os impactos da fragmentação florestal e do isolamento de espécies em parte do interior paulista. Com o objetivo de debater a possibilidade de parceria e identificar locais potenciais para implantação de áreas demonstrativas, o projeto “Corredor Caipira – Conectando Paisagens e Pessoas” foi apresentado aos prefeitos Thiago Silva, de Santa Maria da Serra (SP), e Josias Zani, de Santa Maria da Serra (SP).

 

Em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e com patrocínio da Petrobras, a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) busca implantar 45 hectares de florestas e agroflorestas e formar corredores agroecológicos que conectam importantes fragmentos florestais no interior paulista.

 

Thiago Silva se prontificou a apoiar com estruturas no processo de restauração florestal. “Ele se mostrou interessado com os processos de restauração florestal diante da escassez hídrica de São Pedro por conta de pouca cobertura florestal e das características do solo. Então, se demonstrou disposto, inclusive, a apoiar com a implantação de cercas, por exemplo”, afirma Karine Faleiros, responsável por processos de educação e articulação de políticas públicas.

 

“Corredor Caipira” debate com São Pedro e Santa Maria da Serra a realização de ações de restauração florestal
“Corredor Caipira” debate com São Pedro e Santa Maria da Serra a realização de ações de restauração florestal

 

“O projeto está de acordo com nossas expectativas, do nosso plano de governo, que visa o aumento da vegetação nas nossas cabeceiras, nos nossos afluentes, nos rios que nós abastecemos. O programa tem apoio total do município de São Pedro”, diz Thiago Silva.

 

Josias Zani, também mostrou apoio à iniciativa e visualizou potenciais parcerias no município. “O próximo passo junto à prefeitura de Santa Maria da Serra é oficializar essa parceria, numa próxima reunião com o prefeito, e outros gestores que possam se engajar também com essa proposta e para também realizar esse plano de ação de forma integrada e detalhada”, afirma Karine.

 

“O município de Santa Maria da Serra é parceiro, quer fazer parte desse projeto, de toda essa implementação e de toda essa preocupação de todos nós quanto à sustentabilidade, num trabalho educacional voltado à agroecologia”, pontua Josias Zani.

 

Beneficiar mais pessoas

 

Compõe os objetivos do “Corredor Caipira” a realização de oficinas, inclusive, junto aos servidores públicos, o que também foi bem aceito pelos prefeitos. “Tanto o projeto tem a contribuir com os municípios, quanto as prefeituras podem auxiliar o projeto, auxiliando em questões logísticas, disponibilizando máquinas agrícolas, facilitando o contato com agricultores e comunidades locais, e disponibilizando os servidores públicos, principalmente aqueles ligados à educação, para que eles participem dos cursos previstos e, assim, a gente possa beneficiar mais pessoas”, diz Germano Chagas, coordenador técnico do projeto.

 

Unindo forças

 

Presentes na reunião em que os objetivos do “Corredor Caipira” foram apresentados aos prefeitos, as representantes da Associação de Engenheiros de São Pedro e Região, Waleska del Pietro e Thieri Ghirotti destacaram a união de forças e o potencial de transformação das pessoas.

 

“O projeto tem o potencial de trazer ações de desenvolvimento sustentável para a nossa cidade e, principalmente, a conexão e a transformação das pessoas por meio da educação e do meio ambiente”, diz Waleska. “Nós estamos unindo forças, poder público, rede privada, nós como Associação de Engenheiros representando essa área e a equipe do projeto para trazer o desenvolvimento sustentável”, opina Thiere.

 

O projeto é realizado pela Fealq (Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz) e pelo Núcleo de Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental (Nace-Pteca) da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo).

 

Aprovado na última Seleção Pública do Programa Petrobras Sociambiental, o “Corredor Caipira – Conectando Paisagens e Pessoas” passou a contar com o patrocínio da Petrobras. Entre os parceiros, estão comunidades locais, pesquisadores, educadores, empresas, instituições de pesquisas e órgãos ambientais da esfera pública.

 

 

SAIBA MAIS

 

Saiba mais sobre o projeto por meio das redes sociais: Facebook e Instagram (@corredorcaipira)

 

Mais notícias sobre a Fealq, CLIQUE AQUI