https://fealq.org.br/corredor-caipira-mais-de-700-mudas-de-arvores-nativas-sao-plantadas-em-piracicaba-e-sao-pedro/

Compartilhe:

Corredor Caipira: mais de 700 mudas de árvores nativas são plantadas em Piracicaba e São Pedro

Ações de plantio aconteceram em formato de oficina-mutirão, de forma a promover a educação ambiental; cerca de 100 pessoas participaram das duas ações

O projeto “Corredor Caipira – Conectando Paisagens e Pessoas” realizou o plantio de mais de 700 mudas de árvores nativas no distrito de Tupi, em Piracicaba, e no município de São Pedro. Cerca de 100 pessoas participaram das duas ações, que aconteceram no formato de oficina-mutirão, de forma a promover a educação ambiental.

 

O “Corredor Caipira” é realizado pelo Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental (Nace-Pteca) da Esalq/USP e pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), com patrocínio da Petrobras.

 

A ação mais recente aconteceu no último sábado, 4/12, no entorno da Nascente Modelo (Ecoponto), área de preservação permanente situada no bairro Alpes das Águas, em São Pedro, e reuniu a participação de mais de 70 pessoas, entre alunos da Escola Municipal Professora Ricarda de Paiva Lima Berzin, voluntários e a equipe do Corredor Caipira.

 

A ação aconteceu em parceria com o projeto Verde Novo, da EPTV, afiliada da TV Globo, e teve apoio da prefeitura e do conselho do meio ambiente local. Cerca de 500 mudas de árvores nativas foram plantadas nessa oportunidade, como Ipês, Jequitibás, Jatobás e Angicos.

 

“Foi um sucesso. As pessoas que participaram aprenderam como é feito o plantio de mudas e puderam ter contato com a terra. Isso faz nos sentirmos pertencentes ao local e também percebermos como é importante o ambiente em que estamos inseridos”, afirma Luciana Pereira, coordenadora de diagnóstico do Corredor Caipira.

 

Aluna da Escola Municipal Professora Ricarda de Paiva Lima Berzin, Kauany Oliveira, de 13 anos, participou do plantio e vai se lembrar da ação de forma positiva. “Quando eu passar por aqui eu vou me sentir bem, porque eu plantei bastante árvores e, assim, estou ajudando os animais e o meio ambiente”, disse.

 

Colega de Kauany, Pablo Henrique Prado, de 14 anos, aprovou o plantio e o bate-papo sobre educação ambiental. “Eu gostei do projeto, acho muito necessário. As pessoas não deveriam colocar fogo na floresta, porque muitos animais morrem e isso faz muito mal à nossa saúde”, opinou.

 

Primeiro plantio

 

O primeiro plantio de mudas de árvores nativas foi realizado no dia 27/11 distrito de Tupi, em Piracicaba, e reuniu a participação de alunos e professores da Escola Estadual Pedro de Mello, lideranças locais e estudantes da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP). Foram plantadas 250 mudas em ação que reuniu a participação de cerca de 30 pessoas.

 

“Trata-se de uma área de alta relevância ecológica para a região, pela proximidade com o Horto Florestal de Tupi, que é um importante fragmento de floresta. Daremos continuidade aos cuidados necessários para que essas mudas se estabeleçam e formem uma floresta importante na região”, afirma Henrique Campos, coordenador técnico do Corredor Caipira.

 

Corredor Caipira

 

Iniciado no final de 2020, o projeto “Corredor Caipira – Conectando Paisagens e Pessoas” realiza atividades de restauração ecológica e recuperação florestal no interior paulista, em território que abrange, diretamente, Piracicaba, São Pedro, Águas de São Pedro, Santa Maria da Serra e Anhembi. Outros 13 municípios serão beneficiados indiretamente: Avaré, Analândia, Bofete, Botucatu, Charqueada, Corumbataí, Guareí, Ipeúna, Itatinga, Itirapina, Pardinho, Rio Claro e Torre de Pedra.

 

O objetivo da iniciativa, que tem patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, é implantar 45 hectares de florestas e agroflorestas e formar corredores agroecológicos que conectam importantes fragmentos florestais no estado de São Paulo.

 

SERVIÇO

 

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas por meio das redes sociais: Facebook e Instagram (@corredorcaipira). O site oficial é www.corredorcaipira.com.br

 

 

Crédito Foto: Rafael Bitencourt/Corredor Caipira

 
 
 

Mais notícias sobre a FEALQ, CLIQUE AQUI