https://fealq.org.br/diretor-presidente-da-fealq-participa-de-reuniao-do-conselho-da-catedra-luiz-de-queiroz/

Compartilhe:

Diretor-presidente da Fealq participa de reunião do Conselho de Governança da Cátedra Luiz de Queiroz

Encontro, realizado no dia 24 de agosto na Esalq/USP, alinhou ações para o ciclo 2022/23

 

O diretor-presidente da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), Nelson Massola, participou no dia 24 de agosto da primeira reunião do Conselho de Governança da Cátedra Luiz de Queiroz para o alinhamento de ações a serem desenvolvidas pela cadeira ao longo do ciclo 2022/2023. O encontro, realizado no Gabinete da Diretoria da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), contou com a presença do Quarto Titular da Cátedra, o professor Evaldo Ferreira Vilela, que assumiu o posto em junho para a condução do tema “Transição da revolução verde para uma agricultura sustentável: o papel da ciência e da tecnologia, engajamento da sociedade e políticas públicas”.


Como membro do Conselho, o professor Massola, que é também chefe do Departamento de Fitopatologia e Nematologia da Esalq/USP, destacou que as iniciativas inseridas no plano de atividades dessa gestão do Conselho da Cátedra têm como foco dois eixos, o da Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo e o da Internacionalização, e que poderão contar com o suporte da Fundação. “É importante que, enquanto docentes, pesquisadores e gestores, nos envolvamos nessas discussões para alavancar o papel da Esalq como formadora de opinião no cenário mundial”, disse Massola.


Entre as ações previstas para o ciclo 22/23 está o desenvolvimento de um estudo a partir da análise comparativa dos hubs de inovação brasileiros frente aos de outros países líderes na geração de novos produtos, processos e serviços, tendo como objetivo final a elaboração de um livro. O Conselho prevê, ainda, a criação de um plano de cooperação internacional da Esalq/USP com organizações internacionais, públicas e privadas, em temas de interesse institucional que estimulem a participação de docentes e estudantes.


Também são membros do Conselho da Cátedra Luiz de Queiroz os professores Durval Dourado Neto (diretor da Esalq), João Roberto Spotti Lopes (vice-diretor da Esalq), Luiz Gustavo Nussio (docente no Departamento de Zootecnia) e Ruy de Araújo Caldas (pesquisador e assessor da diretoria). Como colaboradoras da iniciativa estão Luciana Joia (chefe da Seção Técnica de Apoio Institucional) e Danielle Mendes Thame Denny (pesquisadora do Cepea).


CÁTEDRA –
Criada em 2017, a Cátedra Luiz de Queiroz de Sistemas Agropecuários é uma cadeira voltada para a discussão e realização de atividades que promovam reflexões interdisciplinares em níveis regional, nacional e internacional sobre temas relativos aos desenvolvimento e sustentabilidade de Sistemas Agropecuários Integrados e suas aplicações com o ambiente e com a sociedade.

O Quarto Titular da Cátedra é o professor, pesquisador e engenheiro agrônomo Evaldo Ferreira Vilela. Membro da Academia Brasileira de Ciências e condecorado com a Medalha de Ordem Nacional do Mérito Científico, é, desde abril de 2020, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

*Foto da esquerda para direita: Luciana Joia, Nelson Massola, Evaldo Ferreira Vilela, Durval Dourado Neto, Danielle Mendes Thame Denny.