https://fealq.org.br/docente-do-cena-usp-e-conselheiro-da-fealq-modera-painel-na-semana-integrada-de-mobilidade-sustentavel-de-piracicaba/

Compartilhe:

Docente do Cena/USP e Conselheiro da FEALQ modera painel na Semana Integrada de Mobilidade Sustentável de Piracicaba

Atividades começam nesta segunda-feira, 20, com objetivo de proporcionar reflexões e conhecimento sobre modelos de mobilidade sustentável


O professor Hudson Wallace Pereira de Carvalho, do Cena/USP (Centro de Energia Nuclear na Agricultura, da Universidade de São Paulo), e membro do Conselho Curador da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ), participa da primeira Semana Integrada de Mobilidade Sustentável de Piracicaba (Simob) como moderador de painel no dia 23 de setembro, das 14h às 17h.

Com o tema Caminhos para uma Mobilidade Urbana Sustentável em Piracicaba, o painel mediado pelo professor Hudson terá palestras da Secretária Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes de Piracicaba, Jane Franco Oliveira, da Secretária de Turismo, Rose Massarutto, dos vereadores Silvia Morales e Gustavo Pompeo e do prefeito do campus USP Luiz de Queiroz, Prof. Dr. Roberto Arruda de Souza Lima. Ao final das apresentações, os participantes poderão enviar questões pelo chat.


Segundo Hudson, a mobilidade é um dos desafios da atualidade. “A maioria de nós mora e estuda, trabalha em locais completamente distintos. O ativo mais valioso que uma pessoa tem é o seu tempo. Como podemos passar menos tempo no trânsito? Esse debate será fundamental para que possamos implementar ações de mobilidade que impactem positivamente a nossa vida”, destaca o professor, que usa a bicicleta como principal meio de transporte no dia a dia.


Hudson está conduzindo uma pesquisa que tem como objetivo aumentar a produtividade agrícola de forma sustentável. “A economia de combustível bem como a redução de emissões gasosas são fundamentais para preservação do planeta e da sustentabilidade da nossa própria existência. Precisamos viver com qualidade, mas sem destruir o ambiente.”



SIMOB –
A Simob acontece de 20 a 25 de setembro e é uma realização da Escola do Legislativo de Piracicaba em conjunto com o Campus USP “Luiz de Queiroz”, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito de Piracicaba (Semuttran) e o SEST/SENAT, com o apoio do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental de Piracicaba (GMEA), da Sedema, do Fórum de Educação para o Trânsito da Câmara Municipal e de organizações da cidade que atuam para a melhoria da mobilidade.

 
Tem como objetivo integrar e fortalecer atores e instituições do município que atuam com o tema de mobilidade e proporcionar reflexões e conhecimento sobre modelos de mobilidade sustentável que podem ser desenvolvidos em Piracicaba.

 
O dia 22 de setembro é comemorado em todo o mundo como o dia Mundial Sem Carro e em Piracicaba serão realizadas atividades durante toda semana com debates e reflexões com especialistas, demonstrativos sobre possibilidade de novos modelos de mobilidade que tem funcionando em outras localidades, bate-papos, exposição das ações que estão sendo realizadas e propostas no município e relatos de vivências cotidianas sobre mobilidade e como isso pode influenciar na qualidade de nossas vidas.

As atividades serão gratuitas e abertas a todos os interessados! Confira abaixo programação completa e como se inscrever.


PROGRAMAÇÃO 1ª. SIMOB –  20 A 25 DE SETEMBRO


20 de setembro – segunda-feira


8:00 às 18:00 –  Início da mobilização em empresas de transporte e comunidade em geral. Atividades:
Sensibilização com orientações de saúde, direção segura, enfoque na capacitação profissional para empregabilidade e distribuição de brindes.
Público: trabalhadores do setor de transporte, comunidade em geral. Local: a ser divulgado pelos organizadores.
Organização B40 e Semuttran. A atividade se estenderá até o dia 24 de setembro.


19:00 às 21:00
 – Aula Aberta Sobre Mobilidade Urbana – Disciplina de graduação coordenada pelo prof. Demóstenes da Silva Filho/ESALQ/USP.
Palestrante: Dra. Miriam Stella Rother
Público: Aula aberta a todos os interessados pelo link:  https://meet.jit.si/EvolutionaryConsumersTargetWholly.


21 de setembro – terça-feira

 

14:00 às 17:00 – Reflexões sobre Mobilidade Urbana.
Palestrantes e temas: Dr. Mauro Calliari/Urbanista – Caminhadas Urbanas, Espaço Público e Urbanidade, Victor Andrade/LABMOB –  Mobilidade Urbana; Prof. Dr. Antonio Nelson Rodrigues Silva/Escola de Engenharia de São Carlos – Mobilidade Sustentável Pós-pandemia.
Mediação: Vereadora Silvia Morales –e Prof. Dr. Ciro Abbud Righi/ESALQ.
Inscrições no site da Escola do Legislativo: https://escola.camarapiracicaba.sp.gov.br/cursos

Organização: Escola do Legislativo e Campus USP “Luiz de Queiroz”.


22 de setembro – Dia mundial sem carro – quarta-feira

 

14:00 às 17:00 – Experiências e Possiblidades para uma Mobilidade Urbana Sustentável Palestrantes e temas: Dr. Geraldo Moura/PLANMOB – Plano Nacional de Mobilidade; Júlia Argondizio/SEST SENAT – Sustentabilidade nas empresas: empregabilidade e transporte; Leandro Dri Manfiolete – Programa Ruas Abertas; Bruna Pizzol – Mobilidade e Clima.
Mediação: Prof. Dr. Roberto Arruda de Souza Lima/ESALQ.
Inscrições: no site da Escola do Legislativo: https://escola.camarapiracicaba.sp.gov.br/curso

Organização: Escola do Legislativo e Campus USP “Luiz de Queiroz”.

 

23 de setembro –  quinta-feira

 

14:00 às 17:00 – Caminhos para uma Mobilidade Urbana Sustentável em Piracicaba. Palestrantes e temas: Mobilidade em Piracicaba – Jane Franco Oliveira /Secretária da Semuttran; Semtretur e a mobilidade – Rose Massarutto/Secretária Semtretur; Silvia Morales e Gustavo Pompeo, vereadores –  Propostas da Câmara Municipal; Prof. Dr. Roberto Arruda de Souza Lima/Prefeito do campus – Mobilidade sustentável da Universidade à Cidade Prefeitura do campus USP “Luiz de Queiroz”; ONG MaisCicloVias.
Mediação: Prof. Dr. Hudson W. Pereira Carvalho/CENA/USP.
Inscrições no site da Escola do Legislativo: https://escola.camarapiracicaba.sp.gov.br/cursos

Organização: Escola do Legislativo e Campus USP “Luiz de Queiroz”.

 

24 de setembro  – sexta-feira

 

8:00 às 16:00 – Circuito Saúde “Semana Nacional de Trânsito “. 
Atividades: 
aferição de pressão, teste de glicemia, bioimpedância, IMC, teste rápido Covid, orientações de nutrição saudável, avaliação postural, orientações de saúde mental, testes ocupacionais, testes de raciocínio; check list da moto, orientações higienização da bag, orientações de condução segura e defensiva, entrega de kit segurança (sacochila com máscara, álcool gel, camiseta e antena corta pipa).
Público: trabalhadores do setor de transporte, motofrestistas e motociclista de entregas rápidas, comunidade em geral.
Local: Unidade B40 Piracicaba Rua Rossini Pinto, 200 JD Panorama. 

Organização: B40, Cerest e Parceiros.
Apoio: Semuttran.

 

14:00 às 16:00 – Oficina Virtual: Saúde e Mobilidade – Entre Nesse Movimento! 
Oficineiros:
 Carolina Martinez/nutricionista – Alimentação, saúde e mobilidade; Mariana Galhardo – Yoga e Bem-estar, Rosana de Almeida e Ferreira/educadora física SESC – Saúde e Movimento.
Inscrições no site da Escola do Legislativo: https://escola.camarapiracicaba.sp.gov.br/cursos.
Organização: Escola do Legislativo e Campus USP “Luiz de Queiroz”.

 

25 de setembro –  sábado –  encerramento

 

8:00 às 10:00 – Circuito Saúde “Semana Nacional de Trânsito “. Atividades: aferição de pressão, teste de glicemia, bioimpedância, IMC, orientações de nutrição saudável, testes de raciocínio; check list da bike, orientações de condução segura e defensiva nas vias, entrega de kit segurança (sacochila com máscara, álcool gel, camiseta).
Público: Ciclistas e interessados.
Local: Sede da Bike Hotel (Av. Limeira, 950 – Bairro Areão).
Organização: B40 e Parceiros
Apoio: Semuttran.


*com informações da Comunicação da Esalq/USP.