https://fealq.org.br/engenheiro-agronomo-mauricio-mendes-e-premiado-como-destaque-da-citricultura/

Compartilhe:

Engenheiro agrônomo Maurício Mendes é premiado como Destaque da Citricultura

Profissional é membro do Conselho Curador da Fealq

O citricultor e consultor Mauricio Lemos Mendes da Silva foi premiado como Engenheiro Agrônomo Destaque da Citricultura 2021 na última segunda-feira, 26. A premiação aconteceu durante a 42ª Semana da Citricultura, no Centro de Citricultura Sylvio Moreira, do Instituto Agronômico (IAC), em Cordeirópolis (SP).

Formado pela Esalq/USP, com pós-graduação em Administração de empresas pela FGV-SP, Maurício Mendes é um dos membros do Conselho Curador da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ).

Consolidou sua carreira no agronegócio com ênfase na citricultura. Desde a década de 1980, elaborou projetos de referência no setor, como o dos pomares de Limão Siciliano da Fazenda Morrinhos, em Botucatu-SP (hoje Dreyfus), o Projeto Citrus do Grupo Rezende Barbosa, além de ter ajudado a “redescobrir” a região sudoeste do estado de São Paulo para a citricultura, com a implantação dos primeiros pomares da Citrovita, do Grupo Votorantim.

Na ocasião, Maurício destacou o recebimento do prêmio como uma importante conquista. “É uma satisfação enorme passar a fazer parte do rol de laureados desse seleto grupo de profissionais que admiro e admirei por toda a minha carreira. Fiz meu primeiro curso em citricultura aos 14 anos e, a partir dali, eu soube o que eu queria para a minha vida profissional”, afirmou durante discurso, ressaltando as pessoas com quem trabalhou ao longo dos anos. 

“Compartilho essa premiação com todos os consultores e citricultores, por se dedicarem a essa cultura tão complexa, mas ao mesmo tempo tão encantadora. Diante de fenômenos naturais que estamos vivendo, como seca prolongada, frio intenso e pandemia da Covid-19, nos damos conta de como somos frágeis. Nós, profissionais ligados à essa divina missão de produzir alimentos, devemos buscar alternativas cada vez mais sustentáveis”, complementou.

A entrega do troféu foi feita pelo diretor do Centro de Citricultura Sylvio Moreira, Dirceu de Mattos Junior, e pelo diretor do Insituto Agronômico, Dr. Marcos Ladell.

Maurício também foi sócio e CEO da Informa Economics FNP por 14 anos. Atual Conselheiro da Associação Brasileira de Marketing Rural (ABMRA), foi seu presidente por duas gestões. Integrou o Conselho do Agronegócio da Fiesp e o Conselho Curador da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag), do qual também foi presidente. É sócio fundador da Agriplanning e consultor para Agronegócio do Consulado da Nova Zelândia em São Paulo.

PRÊMIO – O Prêmio Engenheiro Agrônomo Destaque da Citricultura foi criado em 1991 para homenagear profissionais com significativa participação no setor, tanto com atividades de destaque em um período curto de tempo, como pelo conjunto de suas ações ao longo da vida profissional na citricultura.

 
 
Mais notícias sobre a FEALQ, CLIQUE AQUIrol