https://fealq.org.br/esalqtec-tem-novo-presidente-para-o-proximo-bienio/

Compartilhe:

EsalqTec tem novo presidente para o próximo biênio

Crédito Foto: João Vitor Araujo/EsalqTec.

O professor José Belasque Junior é o novo presidente do Conselho Deliberativo da EsalqTec Incubadora Tecnológica para os próximos dois anos. Docente do Departamento de Fitopatologia e Nematologia da Esalq/USP, Belasque foi eleito por unanimidade em reunião realizada no último dia 5 de maio. O conselho teve ainda a renovação de dois nomes, com a entrada dos professores Pedro Takao Yamamoto (Depto. de Entomologia e Acarologia) e Catarina Careta (Depto. de Economia, Administração e Sociologia). A incubadora conta com o apoio da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq).

Segundo Belasque, a nova equipe pretende dar continuidade ao trabalho dos últimos anos e consolidar a institucionalização do movimento de inovação e do empreendedorismo na academia. “Agradeço a confiança dos representantes deste conselho. Todo nosso esforço está em seguir contribuindo com a Escola. Para isso, um dos nossos objetivos é criar um plano de ação envolvendo inovação e empreendedorismo a partir de uma interface mais robusta entre a Escola, a incubadora e outros agentes desse ecossistema”, disse.

Membro do conselho desde novembro de 2018, Belasque assumiu o cargo ocupado nos últimos dois anos pelo professor Felipe Gustavo Pilau (Depto. de Engenharia de Biossistemas). O novo presidente também atua na Comissão de Pesquisa e Inovação da Esalq.

Permanecem no conselho para o biênio 2023-2025 o professor Sergio Florentino Pascholati (Depto. de Fitopatologia e Nematologia) e a gerente de Produtos da Fealq, Paula Arigoni.

Sobre a EsalqTec
Em atividade desde janeiro de 2006, a EsalqTec é uma das principais instituições de apoio e incentivo à inovação e ao empreendedorismo do agronegócio brasileiro e, mais recentemente, protagonista do movimento agtech no país. A incubadora disponibiliza espaço, serviços, infraestrutura, orientação e estrutura administrativa, em um sistema compartilhado de incubação. Atualmente soma cerca de 130 empresas, entre associadas e residentes.

Instalada na Fazenda Areão, em Piracicaba (SP), em área no campus da Esalq com mais de 130 hectares, a EsalqTec tem um espaço de 10 mil m², com oito módulos de 32 m² cada, que viabiliza a interação entre empresas tecnológicas, pesquisadores, professores e laboratórios da universidade.