https://fealq.org.br/fealq-acompanha-visita-de-delegacao-colombiana-a-esalq-usp/

Compartilhe:

FEALQ acompanha visita de delegação colombiana à Esalq/USP

Objetivo do grupo estrangeiro foi conhecer experiências em inovação tecnológica e fortalecer parcerias


A Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ) participou na terça-feira, 21, de encontro na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) que recebeu um grupo de representantes do “Centro de Excelencia en Sistemas de Innovación (CESi)”, da Colômbia.


A visita faz parte de um projeto de fortalecimento do Atlântico conduzido pela delegação colombiana, representada na ocasião em sua maioria por pesquisadores e economistas, com o intuito de conhecer e trocar experiências em inovação tecnológica nas áreas do agronegócio, governança, energia, turismo e logística.


“Partimos de um estudo de tendências desenvolvido por nossos sócios estratégicos na Suécia, chegando aos protagonistas que estão transformando a dinâmica mundial em termos de ciência, tecnologia e inovação. Identificamos uma rede de atores na Europa, América do Norte e América do Sul, dentro da qual o Brasil é uma referência mundial que devemos imitar os passos para não perder tempo. Queremos absorver todo o conhecimento, criando um vínculo de trabalho compartilhado, crescendo competitivamente como região e de forma colaborativa”, explicou o CEO do CESi, José Polo Otero. Segundo ele, a agroindústria de valor agregado é o principal foco do grupo.


O vice-diretor da Esalq/USP e presidente da Comissão de Relações Institucionais, João Roberto Spotti Lopes, ressaltou a atuação da universidade na área de inovação. “Temos muita experiência especialmente no agribusiness, geramos conhecimento, formamos profissionais que atuam em startups e temos um ecossistema de inovação que é o Agtech Valley, com a EsalqTec inclusive”, destacou.


Membro do Grupo de Políticas Públicas da Esalq/USP, Alberto Barretto apresentou as principais iniciativas de inovação ligadas à universidade e, durante as discussões, foi evidenciado o papel e a importância da FEALQ para a viabilização de projetos de pesquisa. Pela Fundação, participou da reunião a gerente de Produtos Paula Arigoni.


Também acompanharam a visita os professores da Esalq/USP e membros do Conselho Deliberativo da EsalqTec Felipe Augusto Pilau (presidente) e José Belasque Júnior. Ao final das apresentações, a delegação se dirigiu para a incubadora tecnológica (EsalqTec), estendendo a agenda com outros atores do Vale do Piracicaba (Agtech Valley).

INCUBADORA – Instalada na Fazenda Areão, a EsalqTec atua apoiando e viabilizando a interação entre empresas de inovação do setor agrícola e pesquisadores, professores e laboratórios da universidade. Gerenciada pela Fealq, a incubadora está vinculada atualmente a 135 projetos de empreendedores de pequeno, médio e grande porte.