https://fealq.org.br/fealq-alinha-projetos-a-agenda-2030-da-onu/

Compartilhe:

Fealq alinha projetos à Agenda 2030 da ONU

Com objetivo de metrificar o alinhamento das atividades da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz – Fealq junto aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), a Fundação lança o Agenda 2030 na Fealq.

 

Trata-se de um movimento de maior aproximação com o tema, com vistas a propagar informação, promover e incentivar ações e projetos em linha com o essa Agenda da ONU, voltada ao compromisso global para promover a paz e a prosperidade, com foco no cuidado com as pessoas e com o planeta.

 

Das atividades gerenciadas pela Fealq a ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável obteve a maior pontuação, ficando em destaque entre os cinco primeiros em pontuação, seguida pelas ODS 4 – Educação de Qualidade, ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura, ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis e ODS 15 – Vida Terrestre. Foram analisadas no período 450 ligadas à pesquisa e 210 cursos e eventos, totalizando 660 projetos.

 

Já em Compromisso Social, o ODS que aparece de forma mais marcante, pela natureza do programa, é o Objetivo 4 – Educação de Qualidade. As atividades desta categoria também contemplam os ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável, ODS 10 – Redução das Desigualdades, a ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura e a ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis. O Compromisso Social foi representado no levantamento pelo Programa de Apoios da Fundação pelo Programa de Apoios. Foram analisados 263 auxílios concedidos (em 2022 e 2023).

 

“Entendemos que ao avaliar as práticas gerenciadas, promovidas e desenvolvidas pela nossa Fundação trazemos maior clareza não apenas para o alinhamento dos projetos gerenciados com os ODS, como também podemos identificar potencialidades nas quais possamos apoiar e incentivar com vistas em contribuir com um futuro sustentável”, ressalta a gerente de Relacionamento e Projetos na Fealq, Paula Arigoni.

 

Como metodologia, foi utilizado o Método Score ODS, baseado na Agenda 2030 e elaborado pela empresa de consultoria em sustentabilidade, Semeadura.

 

“Realizamos a categorização das atividades geridas e promovidas pela Fealq, com base nos documentos disponíveis para análise e na descrição dos projetos em seus Planos de Trabalho. O método oferece um retrato da capacidade de contribuição das atividades para os ODS. Ou seja, através dele avalia-se o potencial das ações da fundação em endereçar os ODS em cada projeto, evento ou apoio analisado”, explica Janaína Barretta, responsável pela consultoria Semeadura e responsável pelo projeto junto à Fealq. 

 

Janaina também é ponto focal da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN) e desenvolve ações para promoção da Agenda 2030 na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ).

 

Como forma de disseminar conteúdo relacionado à Sustentabilidade e a Agenda 2030, especialmente no ambiente do agronegócio, a Fealq conta com página exclusiva sobre o tema no site da Fundação, clique aqui para acessar e os coordenadores também podem pesquisar seus projetos sob a ótica dos 17 ODS na nossa Área do Coordenador

 

No próximo dia 08 de outubro, será realizada live sobre o tema, a partir das 19 horas, no Canal do YouTube da Fealq, com transmissão ao vivo também pelo Instagram, clique para ativar o lembrete, você é nosso convidado. 

Pular para o conteúdo