Em junho de 2023, a Fealq liberou o acesso à plataforma Conveniar para os coordenadores de projetos e suas equipes, após um período de testes. Um ano depois, a Fundação colhe os bons resultados obtidos com a implantação do sistema.
A migração dos processos físicos para o ambiente online acarretou mais dinamismo e agilidade à gestão administrativa e financeira dos projetos de pesquisa e extensão.
Neste um ano, houve um aumento progressivo no número de acessos à plataforma, que partiu de 831 em junho de 2023 para 1660 em maio de 2024, totalizando 16.352 acessos, uma média de 1360 acessos ao mês, o que reflete a aceitação e a adaptação crescente dos coordenadores. Atualmente, o sistema gerencia 772 projetos ativos, distribuídos entre 283 coordenadores.
A plataforma disponibiliza aos coordenadores uma série de ferramentas para gerenciar com mais facilidade seus projetos, como o lançamento de despesas, envio de pedidos de compras, pagamentos, reembolsos, adiantamentos e transferências entre projetos. Para aumentar a autonomia na gestão, os coordenadores podem conceder diferentes níveis de acesso à sua equipe de apoio, auxiliando o gerenciamento.
Além disso, os coordenadores de projetos contam com atendimento personalizado realizado por uma equipe de gestores de projetos, que oferecem todo suporte necessário, do planejamento técnico e orçamentário à prestação de contas.
“O primeiro ano do Conveniar na Fealq foi marcado por avanços significativos na gestão de projetos. A plataforma provou ser uma ferramenta valiosa, proporcionando eficiência, transparência e robustez para coordenadores e gestores. Com a evolução do Conveniar e a proximidade dos parceiros, a Fealq está bem posicionada para seguir aprimorando a gestão de seus projetos, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e eficiente”, afirma Paula Arigoni, gerente de Relacionamento e Projetos da Fealq.
Entre as melhorias observadas neste primeiro ano, destaca-se a capacidade dos coordenadores de gerenciar seus projetos com mais agilidade e transparência em um único lugar. A visão detalhada e em tempo real dos extratos e movimentos financeiros permite identificar cada recurso utilizado e documentar suas operações, oferecendo mais controle sobre os recursos dos projetos. A submissão online de pedidos financeiros eliminou a necessidade de processos manuais, reduzindo significativamente a burocracia envolvida na gestão de projetos.
Além disso, o Conveniar centraliza as operações financeiras e administrativas, resultando em processos mais eficientes e menos suscetíveis a erros. A ferramenta também oferece uma visão clara dos prazos dos planos de trabalho, permitindo um melhor acompanhamento e cumprimento dos cronogramas estabelecidos.