A Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) está habilitada pela Agência USP de Inovação (Auspin) a atuar e promover a inovação na região de Piracicaba e Pirassununga, junto às unidades da Universidade de São Paulo (USP): Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) e Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA).
Ao longo deste ano, a Fundação manteve contato com a Auspin, que resultou no acordo de cooperação, assinado no final de novembro, que visa o estímulo e ações para a promoção da inovação a partir da cooperação científica, capacitação e conexão com o mercado nas áreas de agropecuária e alimentos.
A Agência USP de Inovação (Auspin) é o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da USP, responsável por gerir a política de inovação para promover a utilização do conhecimento científico, tecnológico e cultural produzido na universidade, em prol do desenvolvimento socioeconômico sustentável do Estado de São Paulo e do país.
O acordo materializa os trabalhos da Fealq no âmbito da inovação. Com isso, a Fundação e a Auspin farão aproximação e orientação aos professores sobre o tema, fortalecendo as ações da agência na região de Piracicaba, absorvendo a demanda nas unidades da USP atendidas pela Fealq.
Atualmente, a Auspin é o NIT responsável pelo atendimento dos campi da USP e a parceria com a Fealq trará flexibilidade e agilidade nos projetos com potencial de inovação conduzidos pelos professores das unidades.
A parceria entre a Fealq e a Auspin consiste em apoiar as atividades realizadas pela agência em Piracicaba e região, a partir do Escritório de Projetos e Inovação dedicado à gestão da inovação, transferência de tecnologia, considerando a proximidade da Fundação junto aos docentes da USP na região, no que se refere à gestão da Política Institucional de Inovação da USP à atuação na ESALQ, CENA e FZEA, com possibilidade de ser extensivo às demais unidades da USP. “A assinatura do acordo com a Auspin reforça a contribuição e o apoio da Fealq em ações voltadas à inovação e permite à nossa Fundação desempenhar papel ainda mais relevante no atendimento à comunidade acadêmica da USP em Piracicaba e região”, destaca a gerente de Relacionamento e Projetos da Fealq, Paula Arigoni.
Segundo a coordenadora de Projetos e Pesquisa da Fealq, Ana Beatriz Lopes, que acompanhou todo o processo que resultou na assinatura do acordo de cooperação, o foco da parceria é promover o ciclo da inovação na USP em Piracicaba. “A ideia é contribuir com a cultura de inovação na academia, capacitar as pessoas sobre o tema, pois à medida que o professor entende o que é inovação e o que está fazendo com a pesquisa, ele vai se apropriar e gerar valor para a sociedade e reconhecimento para a universidade”, pontua.
O professor Luiz Henrique Catalani, coordenador da AUSPIN – Agência USP de Inovação, que acompanhou todo o processo desse acordo, “destaca a importância do campus de Piracicaba e Pirassununga e seu impacto na educação, pesquisa, desenvolvimento e inovação no agronegócio. Desta forma esta parceria vem fortalecer a atuação da AUSPIN na inovação e empreendedorismo de acordo com a política do gabinete, implementada pela Pró-reitora de Pesquisa e Inovação. E, com isso, contribuir para que os 90 anos da Universidade de São Paulo seja repleto de sucesso para consolidar a USP entre as 100 melhores universidades do mundo, tendo um papel fundamental no desenvolvimento social e econômico do Estado de São Paulo e do país, ficando cada vez mais claro que a USP é uma universidade que inova e empreende”.