https://fealq.org.br/fealq-participa-de-evento-comemorativo-aos-15-anos-da-esalqtec/

Compartilhe:

Fealq participa de evento comemorativo aos 15 anos da EsalqTec

Cerca de 260 projetos de empreendedores já passaram pelo ambiente de inovação da incubadora


A Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) participou, no dia 14 de dezembro, da solenidade em comemoração aos 15 anos da EsalqTec, a incubadora tecnológica da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). Gerenciado pela Fundação, o programa dá apoio e viabiliza a interação entre empresas de inovação do setor agrícola e pesquisadores, professores e laboratórios da universidade.


O evento foi marcado pela cerimônia de graduação de três empresas residentes na EsalqTec: Brazil Beef Quality, Smart Agri e Smart Sensing. Com elas, a incubadora chega a 20 empresas graduadas. Em 15 anos, cerca de 260 projetos de empreendedores de pequeno, médio e grande porte passaram pelo ambiente de inovação da EsalqTec.


O diretor da Fealq Carlos Eduardo Pellegrino Cerri discursou pela Fundação, ressaltando a importância da parceria com a incubadora para a construção da história da entidade, que completa 45 anos no próximo dia 30 de dezembro. “Para a Fealq, é uma satisfação enorme poder gerenciar uma iniciativa que é referência em inovação e empreendedorismo no agronegócio brasileiro. Nossos objetivos estão alinhados e reforçam a nossa busca por atuar cada vez mais próximos a este segmento”, afirmou.


A gerente de Produtos da Fealq, Paula Arigoni, descreveu como inspiradoras as histórias das empresas graduadas e destacou a atuação da EsalqTec no ecossistema AgTech Valley (Vale do Piracicaba*). Pela Fundação, também participou do evento a responsável pela área de Gestão de Projetos, Ana Beatriz Lopes.


Instalada na Fazenda Areão, no campus da Esalq, em Piracicaba, a incubadora ocupa um espaço de 10 mil m², com oito módulos de 32 m² cada, destinados ao abrigo de empresas tecnológicas, coordenadoria, secretaria, recepção e sala de reuniões. Tem o objetivo de apoiar a formação e a consolidação de pequenas empresas e facilitar o acesso às inovações tecnológicas e gerenciais.


Atualmente, conta com seis empresas residentes (com espaço físico dentro da EsalqTec) e 15 projetos em fase de pré-incubação, ou seja, que ainda não estão oficializadas como um negócio propriamente dito, mas necessitam de um espaço e período de incubação para definição do empreendimento e comprovação da viabilidade técnica. Conta, ainda, com 106 empresas associadas, que apoiam as iniciativas e startups e que compartilham do mesmo ecossistema agro da EsalqTec.


*Vale do Piracicaba – termo cunhado em referência ao Vale do Silício, nos EUA, já que a região de Piracicaba é considerada polo de inovação tecnológica na agricultura.



SOBRE AS EMPRESAS GRADUADAS


Brazil Beef Quality

Residente da EsalqTec de agosto de 2017 a fevereiro de 2019, trabalha com sistemas de classificação de qualidade de carnes para diversas marcas, aumentando a padronização e qualidade dos cortes cárneos. A partir de degustações com aproximadamente 1400 consumidores, criou um banco de dados que alimenta o desenvolvimento do processo. Atualmente são três os frigoríficos. Com três projetos apoiados pela Fapesp, a Brazil Beef Quality é a principal empresa do Brasil em pesquisa com foco em garantia de qualidade e padronização da carne bovina.


Smart Agri

No período em que ficou incubada na EsalqTec, desenvolveu pesquisas para aprimoramento das tecnologias voltada à “Agricultura de Precisão”. Participou de três projetos apoiados pelo programa Pipe/Fapesp e um projeto junto à ABDI. Atualmente a empresa desenvolve softwares e algoritmos de inteligência artificial que facilitam a compreensão da lavoura, auxiliando agrônomos, pesquisadores e produtores rurais com mais e melhores informações para a tomada de decisão.


Smart Sensing

Especializada em “Pulverização de Precisão”, comercializa o que há de mais inovador para este mercado, na utilização de sensores capazes de identificar as palavras vivas, e sistemas de válvulas extremamente precisas que acionam a pulverização na dose e pressão corretas apenas onde é necessário, fazendo com que os clientes economizem até 90% em produtos químicos. Como residente da EsalqTec durante quatro anos, sua maior conquista foram os clientes e a credibilidade junto ao mercado consumidor. Durante o período de incubação, consolidou a marca do produto como um dos melhores sistemas de pulverização do mercado, expandindo a atuação em todo o Brasil e fidelizando parceiros e revendas em praticamente todas as regiões agrícolas consumidoras do país.