https://fealq.org.br/fealq-prestigia-inauguracao-do-centro-de-agricultura-tropical-sustentavel-da-esalq-usp-e-tem-atuacao-destacada-pelo-reitor-da-usp/

Compartilhe:

Fealq prestigia inauguração do Centro de Agricultura Tropical Sustentável da Esalq/USP e tem atuação destacada pelo reitor da USP

A Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) esteve presente na cerimônia de inauguração da sede do Sustainable Tropical Agriculture Center (STAC/USP), realizada no último dia 12 de janeiro, na Esalq. Representaram a Fundação o diretor-presidente, José Baldin Pinheiro, a gerente de Relacionamento e Projetos, Paula Arigoni, e a gestora de projetos Ana Paula Bellotto Oriani.

A solenidade reuniu autoridades como o reitor da Universidade de São Paulo, Carlos Gilberto Carlotti Junior, a diretora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Thaís Vieira, o secretário executivo de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Alberto Amorim, o prefeito do campus Luiz de Queiroz, Luciano Mendes, e a chefe do Departamento de Produção Vegetal, Simone Mello.

Coordenado pelo professor Durval Dourado Neto, do Departamento de Produção Vegetal da Esalq, o STAC tem como missão, promover a contínua interação entre as Unidades da USP e Instituições Públicas e Privadas no Brasil e no Exterior, realizando e coordenando a organização de estudos colaborativos entre áreas complementares, de forma a articular soluções estratégicas e inovadoras capazes de promover a prosperidade do País, a partir da agricultura tropical sustentável.

Na ocasião, o reitor da USP pontuou que durante sua gestão, a Universidade investiu na implantação de novos centros de pesquisa e desenvolvimento. “Para estarmos mais próximos da sociedade e de suas questões relevantes, foi necessário criar uma nova camada de atuação: os centros. Esses centros têm caráter interdisciplinar, são organizados em torno de temas estratégicos e orientados por perguntas concretas a serem respondidas. Dessa forma, conseguimos transferir o conhecimento produzido na universidade de maneira mais ágil e efetiva. O objetivo dos centros não é substituir as escolas ou faculdades, mas complementar essa estrutura, funcionando como instâncias que facilitam e ampliam o contato da universidade com a sociedade”.

O reitor da USP, destacou, ainda, a relevância da Fealq como parceira institucional ao longo de sua gestão: “Sempre que precisei, a Fealq esteve presente, ajudando, colaborando, sempre atuando como um parceiro muito grande dessa gestão. A Fealq ajuda muito a reitoria nesta função.”

Pular para o conteúdo