https://fealq.org.br/fealq-promove-capacitacao-em-fundos-patrimoniais-a-instituicoes-parceiras/

Compartilhe:

Fealq promove capacitação em fundos patrimoniais a instituições parceiras

Em linha com a missão de apoiar instituições de ensino, pesquisa, extensão e inovação, a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) deu início, em junho, ao Programa de Capacitação em Fundos Patrimoniais (Endowments) em parceria com a Culturinvest – Consultoria em Investimentos. Os encontros, que se estendem até meados de julho, estão reunindo semanalmente profissionais da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), da Adealq (Associação dos Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), do Cena (Centro de Energia Nuclear na Agricultura), da FZEA Pirassununga (Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos), do ICMC (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação), todos da USP, além de profissionais da própria Fealq e da Fundação Agrisus – Agricultura Sustentável.

 

Segundo o diretor-presidente da Fealq, Nelson Sidnei Massola Júnior, o treinamento é uma das atividades previstas para acontecer ao longo de um ano. “A Culturinvest tem ampla experiência no mercado e vai poder esclarecer os diversos assuntos relacionado ao tema. O intuito é contribuir com um debate rico que resulte em um modelo adequado aos propósitos e objetivos das nossas instituições parceiras”, afirma.

 

Os fundos patrimoniais, ou endowments, são formados principalmente por doações feitas por pessoas jurídicas ou físicas, que, por sua vez, geram rendimentos que podem ser destinados a iniciativas de interesse público. Sócio-fundador e diretor da Culturinvest, Cristiano Naves Garcia ressalta a importância do envolvimento de instituições sem fins lucrativos que trabalham para essas causas. “As fundações de apoio são elo fundamental para viabilizar de maneira ágil e eficiente a relação entre a academia (universidades e institutos de pesquisa) e a sociedade, por meio de empresas e das organizações sociais, intermediada pela ação integradora do poder público municipal, estadual e nacional”, afirma Garcia.

 

Os fundos patrimoniais voltados ao apoio às universidades foram regulamentados pela Lei 13.800/2019, que permite à administração pública firmar termos de parceria com organizações gestoras de tais fundos. “As fundações receberam, portanto, autorização legal para atuar como organizações gestoras e/ou executoras. A combinação das possibilidades da Lei dos Endowments com o Marco Legal da Inovação resulta em poderosas ferramentas para captação de recursos para aplicação em ciência, tecnologia e inovação ou também chamados Fundos Patrimoniais de C&TI”, complementa o diretor da Cultuinvest, que é também gestor de investimentos autorizado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e especialista em captação de recursos, empreendedorismo, startups, tecnologia e arranjos de inovação.

 

PRODUTIVO – Na avaliação da gerente de Produtos da Fealq, Paula Arigoni, os encontros estão sendo bastante produtivos. “Temos tido contribuições valiosas das instituições parceiras na direção de investir nesse importante mecanismo de apoio às áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, de modo que a Fundação esteja preparada para atendê-los também na oferta deste produto, os fundos patrimoniais”, destaca.

 

A FUNDAÇÃO

A Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz é entidade de direito privado, sem fins lucrativos, de utilidade pública, com autonomia administrativa e financeira. Oferece apoio administrativo e jurídico a atividades de ensino, pesquisa e extensão. É signatária do Acordo de Cooperação com a Universidade de São Paulo e apoia projetos de docentes e pesquisadores da Esalq, do Cena e da FZEA. Tem parceria também com outras unidades de pesquisa pública e com iniciativas privadas.

 

Mais notícias sobre a FEALQ, CLIQUE AQUI