https://fealq.org.br/fealq-sela-comemoracoes-de-45-anos-em-forma-de-arte/

Compartilhe:

Fealq sela comemorações de 45 anos em forma de arte

*Na foto, da esquerda para direita: Newman Simões, Julia Simões e Marcio Sartório.

A Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) escolheu coroar as celebrações dos seus 45 anos em forma de arte e lança, nesta segunda-feira, 7, a música Com Ciência. Fruto de um convite feito a três grandes artistas da nossa região, a canção é inspiradora, contemporânea e busca, com um toque especial de poesia, enaltecer a ciência, sustentabilidade e inovação, importantes pilares para a Fundação. O resultado já pode ser conferido no canal do Youtube da entidade, em /Fealq_Oficial.

O diretor-presidente da Fealq, Nelson Sidnei Massola Júnior, não escondeu sua emoção ao ouvir a música pela primeira vez e disse que o resultado superou as expectativas. “Nós lançamos o desafio e sabíamos que receberíamos algo com alta qualidade e significado, por serem profissionais extremamente talentosos e, ainda, com forte ligação com a nossa Esalq. Mas eles conseguiram nos surpreender e já me emocionei mais de uma vez ouvindo. Tá lindo demais”, declarou. Segundo Massola, a letra reforça o compromisso da Fundação de trabalhar para ser a referência brasileira nas áreas das ciências agrárias, ambientais e sociais aplicadas. “Fica muito nítido que eles tiveram todo um cuidado para escolher as palavras certas que transmitissem os nossos valores, a nossa missão”, acrescentou.

A música Com Ciência tem entre seus compositores dois ex-alunos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP): Newman Simões, formado em engenharia agronômica em 1970, e Marcio Sartório, engenheiro florestal da turma de 1997. “Fiquei honrado com o convite. É uma Fundação que sempre fez parte da minha vida, durante o período universitário e depois, como profissional. Muito bacana ver que nesses 45 anos a Fealq foi crescendo, se desenvolvendo e pensando cada vez mais na construção de um mundo melhor, mais sustentável e justo para todos”, disse Marcio, lembrando que participou de diversos projetos na Esalq apoiados pela Fundação, entre eles um congresso internacional de áreas protegidas.

Newman também recebeu com entusiasmo a oportunidade de compor a canção. “Tudo que vem da Esalq, consequentemente da Fealq, tem um papel muito importante na história da divulgação de toda pesquisa e tecnologia estudadas. Fiquei muito feliz por essa vontade de cada vez mais associar ciência e arte. Isso tudo feito com ética certamente dará bons frutos.”

O processo criativo da música contou ainda com a participação da cantora e compositora piracicabana Julia Simões. Para ela, o convite foi um desafio bastante gratificante. Além de ter inaugurado uma nova parceria junto ao Marcio, reforçou a admiração pelo seu tio Newman. “Sou fã e suspeita para falar dele, uma pessoa que admiro demais como ser humano, profissional, poeta da vida. E ele mais que ninguém, dentro da Esalq, poderia falar com palavras tão sensíveis sobre a Fealq, nos ajudando e nos inspirando muito a compor essa canção. Esperamos que ela chegue até vocês com a mensagem que ela tem que passar.”

O trio utilizou como ferramenta uma metodologia de composição musical coletiva, em que palavras e trechos são colocados num papel, organizados, até que se chegue à letra final. A gravação aconteceu no estúdio iPu Va’e, com direção da agência Sim Propaganda.

7 DE FEVEREIRO – O dia 7 de fevereiro representa um marco importante na história da Fealq. Foi nessa data de 1977 que o seu estatuto foi aprovado pela Curadoria de Fundações do Ministério Público do Estado de São Paulo. Neste documento, a entidade é definida como “pessoa jurídica de direito privado, de fins não lucrativos, com autonomia administrativa e financeira”. Um pouco antes, em 30 de dezembro de 1976, foi lavrada a escritura pública da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz.

A Fealq nasceu num período de grande dinamismo das pesquisas aplicadas às ciências agrárias, em que o apoio do Estado era insuficiente para dar vazão a toda capacidade produtiva. Atualmente, a Fundação gerencia projetos da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e do Cena/USP (Centro de Energia Nuclear na Agricultura), em Piracicaba (SP), e da FZEA/USP (Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos), de Pirassununga, oferecendo suporte jurídico, administrativo, financeiro e trabalhista.

 

Confira abaixo o clipe da música Com Ciência: